O canal de televisão por assinatura BBC HD estreia na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, às 21h, Jornada pela America do Sul com Jonathan Dimbleby, uma extraordinária produção que mostrará em três episódios, a visão do renomado jornalista Jonathan Dimbleby, que destaca surpreendentes vertentes políticas, sociais, econômicas e culturais de cinco dos países que fazem parte desta região do continente: Brasil, Chile, Bolívia, Venezuela e Colômbia. Dimbleby retorna a região em 2012 – trinta anos depois – descobrindo um mundo tão novo e emocionante nas mesmas terras.

Depois de visitar África e Rússia, Dimbleby viaja milhares de quilômetros para investigar as mudanças econômicas que se desenvolveram em uma das áreas mais atraentes, mas também menos compreendida do planeta. Assim, desde os Andes até a Amazônia ele visita prósperas cidades, florestas imponentes, encostas montanhosas e províncias abordando e se aproximando das pessoas que estão construindo a Nova América do Sul.

Dimbleby descobre nesta viagem que a região, qualificada por alguns como o “Tribunal dos Estados Unidos”, se move rapidamente disposta a transformar-se numa potência, num bloco de poder. Prova disso é que foi atingida, como todo o planeta, pela crise financeira, e conseguiu resistir bravamente. Uma região em evidente crescimento que nos últimos dez anos apresenta números contundentes, como: 40 milhões de habitantes saíram da pobreza; 17 milhões de pessoas deixaram de ser analfabetas e conquistou 72 milhões de novos empregos.

A jornada de Dimbleby mostra sua visão de um novo Chile que floresce no meio de uma democracia longe de ser a mesma de quando Pinochet era o líder. Uma Bolívia que procura forjar sua própria identidade. Uma Colômbia que enfrenta o desafio de lutar contra as drogas e o terrorismo, com soluções inovadoras onde há espaço para os veteranos à margem da lei. Uma Venezuela que está se movendo no socialismo adotando uma postura anti-EUA. E, finalmente, um Brasil enorme e amplo que certamente trabalha para tornar-se uma potência econômica. Neste maior país da região, que será sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, através da BBC HD o assinante encontrará toda a riqueza natural e cultural que o Brasil oferece.