Na próxima quinta-feira, 16 de agosto, às 22h30; o canal National Geographic estreia sua nova produção nacional: "Ciência em Casa". O programa é conduzido por três jovens cientistas brasileiros, Daniel, Will e Gerson, figuras conhecidas da TV aberta brasileira, com participações no programa "Eliana" (SBT) e "Tudo é Possível" (Record). A série tem dois objetivos principais: primeiro mostrar que a ciência está mais perto de nós do que percebemos, que ela de fato mora em nossa casa, ali do nosso lado, fazendo parte do nosso dia-a-dia. O segundo objetivo é mostrar que ciência é algo muito divertido e instigante.


Wilson, Gerson e Daniel apresentam "Ciência em Casa"
Divulgação/NatGeo

Cada apresentador encara um personagem, Daniel é o nerd que gosta tanto de entender quanto de explicar as coisas; Will é instigador e investigador, gosta de questionar e trazer os problemas à tona para serem analisados e resolvidos; Gerson é intrépido e destemido, gosta de ver a ciência bem de perto, de senti-la na própria pele, e ver as teorias funcionando na prática. O que os três juntos fazem de mais especial, a "mágica" deles é o olhar, a capacidade de ver em volta e perceber onde a ciência está escondida, nos lugares mais insuspeitos como num prosaico botijão de gás, ou nas corriqueiras pás de um ventilador, ou ainda numa aparentemente desimportante gota dágua que cai da torneira da cozinha. A partir disso, com a técnica e o conhecimento deles, desvendam pra audiência uma série de informações correlatas ao tema, mostrando o quanto de ciência o Homem foi capaz impregnar em cada objeto que nos cerca.

Em todos os episódios uma série de pequenas experiências ajudam a entender e absorver cada tema abordado. Além delas, no final sempre fazem uma experiência grande, elevando assim o tema a um estágio mais impactante. Em cada episódio sempre há uma visita a algum lugar onde o tema científico se consolida, como numa fábrica de lentes, o centro aeroespacial brasileiro, ou uma usina de compostagem. Aprofundando o tema, eles sempre recebem uma visita ilustre, de algum convidado especializado na área, que vai dar informações mais precisas e avançadas sobre o tema. Mais ilustre ainda são as visitas de cientistas famosos de todos os tempos, como Einstein, Voltaire, Madame Curie, ou Newton, que se incumbem, através de divertidas animações, de contar uma parte da história relacionada ao tema de cada episódio.

"Ciência em Casa" estreia nesta quinta-feira 16 de agosto, às 22h30, no canal National Geographic Channel.