Piemonte e Texas estão a um oceano de distância. No entanto, em termos de cultura, eles poderiam muito bem ser vizinhos. É o que mostra Texas, longa italiano que Eurochannel exibe no dia 24/8, sexta-feira, às 19h. No drama com pitadas de comicidade, o diretor de teatro italiano Fausto Paravidino mostra a história de uma geração de italianos presos no campo. Ele cria um novo universo para descrever a cidade de Piemonte, onde passou sua infância, “apimentando” o campo italiano ao construir um escândalo.


Foto: Divulgação/Eurochannel

O cineasta leva o telespectador ao mundo interior dos personagens, onde as emoções têm força e nada é certo. Graças a sua percepção dos detalhes psicológicos e a seu uso inventivo da linguagem do filme, Paravidino apresenta um mosaico imaginativo e dinâmico de uma cidade inteira. Tanto no ambiente como em seus habitantes observam-se os vestígios que estão desaparecendo da vida rural tradicional, que lentamente está dando lugar ao ritmo agressivo e vivaz da metrópole industrial.

Ou seja, um dos grandes atrativos do filme é demonstrar que as fronteiras mundiais estão cada vez menos definidas, uma vez que um vilarejo pode reunir características de uma grande metrópole, criando a ideia de “não-lugar”, da qual trata o estudioso francês Marc Augé.