Baseado no romance do célebre humorista checo Jaroslav Haseks (1883 – 1923), conhecido mundialmente por seu humor anárquico, O Bom Soldado Shweik, atração inédita que o Eurochannel exibe dia 16/8, quinta-feira, às 22h, conta a história de um empresário bonachão, ingênuo e exageradamente otimista, que é convocado pelo exército austro-húngaro para lutar na Primeira Guerra Mundial.

O humor da trama fica por conta das trapalhadas de Shweik que, apesar de seus esforços e intenções, parece sempre estar a um passo da morte certa. Para o espectador, além de proporcionar boas risadas, o enredo remete à dúvida sobre o caráter do soldado, que não se sabe se é simplesmente burro ou se está destruindo astuciosamente o esforço de guerra austro húngara.

O romance de Haseks tem sido adaptado ao longo dos anos nos mais diversos meios de entretenimento, como cinema, teatro, ópera, musicais, TV e quadrinhos. É tema ou nome de vários restaurantes do norte da Europa e o personagem Shweik tem uma estátua na Eslováquia.