Escrito e produzido por Manfred Christ e Harald Pokieser, o documentário “Lightning Reloaded” estreia no Globosat HD na terça-feira, dia 4 de setembro, às 23h. O programa sobre raios e relâmpagos mostra novas tecnologias utilizadas nos estudos do fenômeno e também a história dessa ciência nos Estados Unidos. Dois cientistas brasileiros explicam seus métodos de estudo e apresentam a tecnologia utilizada no Brasil.

Nuvens em espiral azul e pretas, raios de luz com milhas de extensão formam uma teia de aranha no céu, estrondos e trovões assustadores capazes de arrepiar a espinha, acompanhados de chuva, tempestade e granizo: as trovoadas são espetáculos de luz literalmente de outro mundo. Estas forças da natureza são, ao mesmo tempo, belas e assustadoras. Dados de pesquisas revelam que as tempestades mais pesadas e os raios que caem na África geram os notórios furacões do Atlântico no Caribe e na costa dos Estados Unidos todos os verões. Os raios são ainda ligados às mudanças climáticas e influenciam o campo magnético da Terra. No entanto, até agora, não se sabe exatamente de onde esses raios vêm nem como eles se formam.

Esses são alguns dos temas apresentados no documentário “Lightning Reloaded”, que foca nas pesquisas sobre tempestades de raios e trovões e usando a mais moderna tecnologia de vídeo digital. Ele aborda o mito do raio globular e mostra em detalhes a anatomia do raio, além de oferecer respostas sobre os sprites, raios luminosos que explodem na imensidão do espaço.