O Brasil comemora, em 7 de setembro, a proclamação da independência. Para não deixar a data passar em branco, a PlayTV, entre os dias 3 e 9 de setembro, coloca o tema em destaque no decorrer da sua programação semanal.

Já no dia 31 de agosto, sábado, o PlayTVNews, às 18 horas , será todo independente. A repórter Rafaela Tomasi conversa com o duo “6EMEIA”, formado por Anderson Augusto e Leonardo Delafuente. A dupla surgiu no bairro da Barra Funda e se popularizou em São Paulo pelos grafittis criados embueiros.O programa também exibe uma matéria com dois ex-fanzineiros: Rodrigo Lariú e Marcio Sno, que contam a história de como a cena independente musical no Brasil se virava nas décadas de 80 e 90, antes da internet. Para quem não conhece, os fanzines podem ser considerados os “avôs” em papel do blog.

Na música, Rafaela conversou com o “Sugar Kane”, banda brasileira de hardcore que está completando 15 anos na ativa, sempre independente. Para finalizar, a apresentadora Bruna Thedy bateu um papo com a banda CPM 22, que começou independente, passou por gravadora, e hoje em dia voltou a sobreviver por conta própria. Tudo isso no dia 31 de agosto, sábado, no PlayTVNews , às 18 horas.

O Combo Fala + Joga, que vai ao ar todos os dias às 22 horas , recebe, durante toda a semana apenas convidados de bandas independentes, com destaque para as bandas dos apresentadores de programas da casa: Rodolfo Rodrigues (Dalai), Bianca Jhordão (Leela) e Mel Ravasio (Lipstick), que foram até o estúdio para participar das entrevistas. Além deles, Rodolfo e Bianca se dividem em bate-papos com as bandas O Terno, 5 a Seco, Hateen e Street Bulldogs. Todos os programas, de segunda à domingo, são inéditos.

Além dos programas habituais da grade, a PlayTV abriu uma faixa especial de 1h de duração para exibir nove documentários sobre música independente brasileira. Organizados como Documentários do Udigrudi (Udigrudi é o programa da casa especializado em clipes independentes) a faixa especial exibirá 1 ou 2 documentários por dia, todos inéditos na TV brasileira. As estreias acontecem às 21horas , com reprises no dia seguinte da exibição, às 5h30 e 15h30 .

Os programas musicais também passam pelo tema. O Vitamina, de sexta feira, 07 de setembro (às 22h30 ) será sobre os selos independentes internacionais mais famosos do rock como SubPop, Factory, Rough Trade, Creation. O Playhit, programa que cria “novos videoclipes” usando imagens de videogame com uma trilha sonora diferente, será especial na semana de segunda a domingo. Às 19 horas , o PlayHit especial da Independência contará só com clipes bandas independentes brasileiras.

No dia 7 de setembro, data da comemoração, o CinePlay, excepcionalmente às 20h00, apresenta um especial sobre diretores de cinema consagrados que começaram na cena independente e filmes que foram feitos dessa forma, mas alcançaram grande sucesso de público e crítica.

Além disso, a PlayTV exibirá também com exclusividade para o Brasil, o documentário “ King of Chinatown ”, do diretor Calvin Theobald. O filme lançado em 2010, conta a estória de Justin Wong, um prodígio no game “Street Fighter” que se torna milionário ao vencer várias competições. O documentário será exibido dia 07 de setembro às 14h00 .