O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará no centro do Roda Viva nesta segunda-feira, dia 13 de agosto. Entram na pauta assuntos como a falta de estrutura dos hospitais públicos do Brasil e a ação da ANS (Agência Nacional de Saúde) de suspender a comercialização de 268 planos de saúde, por não atenderem adequadamente os beneficiários. Segundo Padilha, a medida serve para proteger e não para prejudicar quem paga pelo serviço. O programa vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura.

Médico infectologista formado pela Unicamp, Padilha foi diretor nacional de saúde indígena da Funasa, ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, além de coordenador das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva conta, para esta edição, com os seguintes entrevistadores: Cristiane Segatto (repórter especial de ciência e saúde da revista Época), Cláudia Collucci (repórter de saúde da Folha de S. Paulo e mestre em História da Ciência), Clara Becker (repórter da revista Piauí), Juliana Bublitz (repórter do jornal Zero Hora) e Fernanda Bassette (repórter de saúde do jornal O Estado de S. Paulo). O programa também tem a participação do cartunista Paulo Caruso.