Um dos dez melhores filmes de mistério na lista do American Film Institute, Janela Indiscreta (1954) vai ao ar nesta quinta-feira, dia 23 de agosto, às 22h, no Clube do Filme, faixa da TV Cultura dedicada a exibir clássicos de Hollywood na versão dublada.

Hitchcock supera os limites do suspense ao condensar todo o enredo em um único ponto de vista, a janela do apartamento do foto-jornalista L.B. Jefferies (James Stuart). É por ela que o personagem espia a vida dos seus vizinhos. Ele resolveu se incumbir dessa missão porque quebrou a perna e, por ser muito ativo, precisava se ocupar de alguma coisa.

De tanto observar a rotina alheia sob a lente de sua máquina fotográfica, Jeff começa a desconfiar que um homem matou a mulher e escondeu seu corpo. Com o apoio de sua namorada, Lisa, interpretada pela deslumbrante Grace Kelly, vai provar a todo custo que está certo.

Na edição do Oscar de 1955, Janela Indiscreta recebeu indicações aos prêmios de Melhor Direção, Roteiro, Direção de Fotografia e Som.