Há um ano operando diretamente no mercado e tendo apresentado um crescimento de 57% em receitas comparado com 2011, o departamento de licenciamento da Viacom Networks Brasil acaba de anunciar as novidades e estratégias para 2013 e 2014.


Foto: Winx / Divulgação Nickelodeon

Acreditamos que a nossa cultura criativa é o que impulsiona o nosso êxito. Não é apenas sucesso na TV que temos buscado nos últimos anos e o que fez da Viacom uma das empresas líderes no setor de entretenimento. Trabalhamos em diferentes frentes, daí a força que temos também no mercado de licenciamento, não apenas no país, como no mundo todo”, diz Raul Costa, gerente geral da Viacom no Brasil.

Segundo Angela Cortez, diretora de licenciamento da Viacom Brasil, o portfólio da Nickelodeon vem crescendo a cada ano. “O nosso objetivo é sempre desenvolver conteúdos divertidos, interativos, educativos e muito inteligentes e continuar entregando novas oportunidades de negócios em torno de propriedades tão queridas como Dora, a Aventureira, Umizoomi e Bob Esponja”, comenta Angela.

As novidades para 2013 e 2014 ficam por conta dos personagens Bubbles Guppies, Bob Esponja, Tartarugas Ninja e Winx. Bob Esponja continua sendo um fenômeno mundial, com mais de 47 milhões de fãs no facebook, incluindo também fãs do Patrick Estrela. A Viacom tem previsto o lançamento para este segundo semestre do guia de estilo especial Bob Esponja para Copa do Mundo de 2014 e já está negociando campanhas promocionais para este período.

Duas aquisições da Viacom para dar suporte ao crescimento de licenciamento com grande investimento e atividades em todas as suas plataformas são Winx e Tartarugas Ninja. Winx é uma animação exibida em mais de 130 países, com mais de 600 licenciados globais em 45 países e 25 milhões de DVDs já vendidos no mundo todo. A animação conta a história de seis amigas fadas, estilosas, corajosas, inteligentes e com super-poderes. As bonecas ocupam o primeiro lugar em vendas na Itália e Rússia e são TOP 3 na Europa. A bilheteria do filme arrecadou mais de 50 milhões de euros em vendas de ingresso.

A primeira e a segunda temporada de Winx foram exibidas pelo SBT durante 2010 e 2011. Depois que a Nickelodeon adquiriu o conteúdo, exibiu quatro especiais em novembro de 2011. No primeiro semestre de 2012, a Nickelodeon e o SBT exibiram a 3ª e a 4ª temporada. O lançamento da 5ª temporada está previsto para outubro de 2012 na Nickelodeon e na TV aberta em janeiro de 2013. Comparando 2012 com 2011, a audiência de Winx cresceu 107% no SBT, entre crianças de 7-12 anos. (1º lugar durante sua exibição em abril no SBT, comparado com os principais canais de TV Aberta).

A outra grande propriedade a ser trabalhada é Tartarugas Ninja. A série será lançada internacionalmente em setembro de 2012 e no Brasil em novembro de 2012. Jovens, engraçados e mais ninjas do que nunca, as Tartarugas irão explorar a vida de quatro irmãos adolescentes. Elas podem ter habilidades ninja, mas não deixam de ser adolescentes brincalhões e indisciplinados que rapidamente caem na gargalhada, riem principalmente um dos outros e estão sempre prontos para se divertir. “Nossa estratégia é focar na animação em si e em suas figuras. O target primário de consumo será meninos de 04-12 anos e o secundário, adolescentes e adultos”, explica Cristian Cabero, vice-presidente de licenciamento da Viacom International Media Networks – As Américas.

Para os pré-escolares, a novidade fica por conta de Bubbles Guppies, sucesso internacional, já com 40 episódios produzidos e excelente audiência. A animação é veiculada diariamente na Nickelodeon, no bloco Nick Jr e já tem previsão de lançamento na TV Cultura no segundo semestre. Além disso, o primeiro DVD será lançando pela Paramount em agosto de 2013.

E a Viacom Brasil comemora o sucesso de Dora, a Aventureira, que comparado com 2011, cresceu em audiência 101% entre crianças de 4-11 anos e 138% entre crianças de 7-12 anos considerando o universo de TV paga. Dora é exibida todos os dias no canal Nickelodeon, pelo bloco Nick Jr, no canal Nick Jr. e na TV Cultura. Desde Janeiro de 2012 até o momento, Dora impactou mais de 15 milhões de pessoas na TV. Mais de 90 mil DVDs estão sendo vendidos no Brasil anualmente e há mais de sete novos títulos programados para 2012 e 2013. (Fonte: Ibope 9 mercados – 4+ anos – Janeiro até 17 de Junho 2012)

E Backyardigans continua sendo uma das principais propriedades dentro do portfólio de licenciamento da Viacom. Uma marca consolidada, segue crescendo e tornou-se um clássico no segmento infantil, atraindo novas gerações a cada ano. A animação continua em exibição no canal Discovery Kids e na TV Cultura.

Além de todas estas novidades, a Viacom premia os licenciados que se destacaram durante o ano de 2011, em quatro categorias: melhor licenciado do ano, case de sucesso, melhor desenvolvimento de produtos e melhor ação de varejo.