A programadora de televisão para Box Brazil comemora este mês 1 ano de distribuição de seus canais, formando hoje um portfólio de 4 canais brasileiros de espaço qualificado, em versões SD e HD, a disposição do mercado de TV por Assinatura Brasileiro e Internacional.

Concebida a partir de um projeto que vinha sendo construído há mais de 7 anos, em 2010 a Box Brazil virou realidade. Seus canais começaram a ser apresentados ao mercado em setembro no mesmo ano e, em setembro de 2011, conquistaram distribuição nas operadoras de TV por Assinatura Brasileiras, tornando-se a primeira programadora multiplataforma independente brasileira, dedicada à distribuição, exibição e difusão de conteúdo audiovisual nacional por meio de TV, Internet e celular.

Os dois primeiros canais lançados foram o PRIME BOX BRAZIL SD e o PRIME BOX BRAZIL HD junto com o portal que abriga um dos maiores bancos de dados do cinema brasileiro. Em 2012 foram lançados os canais Music Box Brazil (Primeiro Canal dedicado à Música Brasileira), sob direção de Márcio Mazzeron, Travel Box Brazil, sob direção de Virgílio Carvalho e Fashion TV Brazil, sob direção de Letícia Aragon. Todos os canais estão disponíveis nos satélites IS 805 e IS 11.


Vinheta do filme "Lavoura Arcaica" em exibição no Prime Box Brazil

Oportunidade de negócio e desafios com a nova lei 12.485

Na opinião de Cícero Aragon, diretor presidente da Box Brazil "a nova lei é uma histórica oportunidade de aproximação entre empacotadores, distribuidores e programadores. Todavia, o grande desafio do momento está na busca de uma negociação equilibrada com as empacotadoras, que permitam manter os canais com excelência de qualidade e de conteúdos e que, ao mesmo tempo, seja adequado aos orçamentos destas empacotadoras e distribuidoras que hoje estão praticamente comprometidos". Ele não acredita em modelos de negócio onde a sustentabilidade dos canais se baseie em publicidade, construído a partir de preços módicos por assinantes oferecidos as empacotadoras. Para ele, "as empacotadoras que caírem na tentação de contratarem canais por seus preços e não por sua qualidade, acreditando em uma promessa de seus programadores de sustentação em publicidade, acabarão tendo que rapidamente substituir estes canais, causando dano a seus assinantes e a sua marca pela troca sucessiva de canais".

Ainda neste contexto, o executivo faz questão de destacar que a Box Brazil foi concebida e lançada antes da aprovação da lei 12.485. Para definir o modelo, em 2010 a empresa fez uma pesquisa direta com as principais operadoras de TV por Assinatura, entre elas, a NET e SKY. A partir das sugestões colhidas, foi finalizado o modelo e lançada a empresa em um modelo multiplataforma, com canais de alto valor agregado baseados na qualidade, nascendo já com seus canais disponíveis em SD em HD.

Interesse dos assinantes por conteúdos verde-amarelo

"A distribuição de canais lineares e do conteúdo em VOD junto as empacotadoras e distribuidoras brasileiras tem deixado claro que o brasileiro gosta e quer se ver na TV, quer ver suas historias, sua realidade, quer ver o Brasil no cinema, na música, no turismo e na Moda", afirmou Cícero Aragon.

A Box Brazil se orgulha de ter lançado o primeiro canal em HD de cinema brasileiro e o primeiro canal de Música Brasileira, o MUSIC BOX BRAZIL, em versão HD e SD. A última novidade anunciada em julho pela empresa foi o licenciamento da marca e do canal Fashion TV para criação no NOVO Fashion TV Brazil, que volta com uma proposta de se tornar a cada mês um canal mais brasileiro e com um posicionamento que vai além do mundo das passarelas, apresentando-se com um canal de estilo de vida Fashion.

Um pouco sobre cada canal

PRIME BOX BRAZIL

O Prime Box Brazil é o primeiro canal com versão em HD dedicado prioritariamente ao cinema e ao audiovisual brasileiro. Ambos os canais Prime (HD e SD) são focados exclusivamente na exibição de conteúdos produzidos nos últimos 10 anos, sempre com excelente qualidade de som e imagem. A programação inclui filmes de curta, média e longas metragens da nova safra do cinema nacional, minisséries, além de programas de entrevistas e especiais que tenham a diversidade e a cultura brasileira como tema. Disponível nas versões HD, SD e ON DEMAND.

MUSIC BOX BRAZIL

Primeiro Canal dedicado a música brasileira, apresenta shows, vídeo clipes, filmes e documentários, programas de entrevistas e de variedades. Disponível nas versões HD, SD e ON DEMAND.

FASHION TV BRAZIL

Canal dedicado a moda como comportamento e ao mundo Fashion brasileiro e internacional. Versão adaptada do maior e mais famoso canal de moda do mundo, o FTV Brazil volta ao Brasil apresentando conteúdos internacionais e nacionais que vão além das passarelas e do mundo Fashion. Tudo que está na Moda, está no Fashion TV Brazil. Disponível nas versões HD, SD e ON DEMAND, incluindo conteúdos 3D.

TRAVEL BOX BRAZIL

Canal dedicado ao turismo, ao lazer e a qualidade de vida brasileira. Apresenta o turismo brasileiro de uma forma ampla, entendendo a atividade como lazer de forma ampla. Exibe roteiros turísticos, gastronomia, folclore, ecologia, previsão do tempo, documentários, programas de entrevistas e de variedades. Disponível nas versões HD, SD e ON DEMAND.