Na última sexta-feira você conferiu aqui no VCFAZ.NET a primeira lista divulgada pela AncineAgência Nacional do Cinema – com a classificação dos canais pagos disponíveis no país. Entre as novidades estava o novo canal de televisão por assinatura Curta! O Canal Independente. Você confere agora mais informações sobre a novidade.

Dos canais avaliados pela Ancine, apenas três dos registrados foram classificados como aptos a cumprir os termos dos parágrafos 5ª do artigo 17 da lei 12.485, que exige 12 horas diárias de programação de conteúdo brasileiro independente e que o canal seja de programadora não coligada à radiodifusora: o CineBrasilTV, da distribuidora Conceito A, o Prime Box Brazil, da Box Brazil e o Curta! O Canal Independente, desenvolvido pela distribuidora carioca Synapse, há 25 anos no mercado fornecendo conteúdo independente para emissoras de TV no Brasil e no exterior.

O Curta!, apesar de ainda não ser veiculado na prática, já possui conteúdo suficiente para atender à Lei pelos próximos meses. Segundo Julio Worcman, diretor responsável pela Synapse, o canal Curta! “ainda aguarda uma rodada de negociações com as operadoras para tornar-se realidade”. Com a divulgação da lista pela Ancine, as operadoras devem começar a tomar suas decisões e elegerão finalmente os novos canais brasileiros que participarão de seus pacotes – supõe.

O diretor ressalta, ainda, que o canal Curta! "não surgiu de repente, do nada", uma vez que "é derivado da experiência de 25 anos de mercado da distribuidora. A Synapse é ligada à TV por assinatura no Brasil desde sempre: forneceu os programas de estréia do canal GNT da Globosat (um documentário sobre Marilyn Monroe) e da TV Abril (série animada As Aventuras de Tintin)", conta.

Além disso, o projeto do canal Curta! é visto também como uma evolução natural do Porta Curtas (www.portacurtas.org.br), serviço de vídeo sob-demanda gratuito idealizado por Worcman e operado pela Synapse desde 2002, com patrocínio da Petrobras, cujo acervo de exibição já disponibiliza mais de 1.000 curtas-metragens brasileiros via streaming. Parte do conteúdo do Porta Curtas você confere aqui no VCFAZ.NET acessando a coluna especial em www.vcfaz.net/curtas

Parte do acervo de curtas para streaming é disponibilizado também para uma rede de 60 mil educadores através do braço pedagógico do projeto, o curtanaescola.org.br

O projeto Curta! O Canal Independente é para Julio Worcman “um spin-off de dupla energia”, a partir das duas principais operações do grupo Synapse, transpostas para o line-up de canais da TV por assinatura – explica.

Com um modelo de negócios inspirado nas iniciativas de canais como o Independent Film Channel e Sundance Channel, o Curta! O Canal Independente tem seu conceito de programação baseado em uma seleção de 622 curtas-metragens que juntos têm mais de tres mil premios em festvais e 505 documentários brasileiros independentes, selecionados nas mostras dos principais festivais do país. Com este conteúdo, totalizando perto de 728 horas de programação, o canal está apto para atender às normas da lei por 31 meses. Apostando no crescente volume de novas produções, o conteúdo licenciado é um dos pilares de sustentabilidade do canal a longo prazo, explica Julio.

Além dos filmes, o canal tem projetos para veicular programação desenvovida por produtoras independentes, como o Profissão Repórter Cultural (versão cultural do programa da Rede Globo), o Por Tras da Cena (com reportagens sobre as montagens de espetáculos em cartaz e filmes em produção), entre várias outras linhas. Para preencher as 12 horas restantes de programação, o Curta! conta também com conteúdos independentes licenciados em outros países, de fornecedores das conceituadas emissoras Arté, BBC Open University, CBC Canadá, entre muitas outras.