A ESPN adquiriu os direitos de multimídia para a NextGen Series, campeonato europeu anual que apresenta os futuros astros do futebol de 24 renomados clubes europeus. De acordo com o contrato de quatro anos, que começa na temporada de 2012-2013 e se estende até 2015-2016, a ESPN tem exclusividade para o evento nos Estados Unidos, Brasil, América Latina, Caribe, Oceania e Oriente Médio.

No total, a ESPN International transmitirá 18 partidas nas suas redes e TV em todo o mundo nesta temporada, inclusive as semifinais e a final. Todas as partidas da NextGen também serão transmitidas ao vivo nas plataformas de banda larga da ESPN como ESPNPlay.com (Caribe e América Latina), WatchESPN (Brasil) e ESPN3.com (Oriente Médio e Oceania). A próxima cobertura da ESPN da NextGen inclui a partida Inter Milan contra Borussia Dortmund na quarta-feira, 26 de setembro, às 13 horas (horário de Nova York), seguida pela partida Wolfsburg contra Barcelona na quarta-feira, 3 de outubro às 11h30 (horário de Nova York).

A NextGen Series é uma oportunidade maravilhosa para os jovens talentos que estão surgindo nos clubes de futebol da Europa", disse Michael Walters, vice-presidente de programação da ESPN International. "Além de terem uma prévia de quem poderá em breve se destacar nas principais ligas da Europa e na UEFA Champions League, os fãs poderão ver em primeira mão futuros jogadores internacionais que poderão liderar seus países na Copa do Mundo de 2014 e na EURO 2016."

Justin Andrews, cofundador da NextGen Series comentou: "É uma grande satisfação apresentar a NextGen a tantos novos territórios fora da Europa e por meio de uma rede tão extraordinária. Há nitidamente um grande interesse pela NextGen em todo o mundo, e isso permitirá que os fãs acompanhem os futuros astros do futebol".

Vários artilheiros surgiram na fase de grupo dessa temporada, entre eles Chuba Akpom, do Arsenal, da Inglaterra; o italiano Stefano Padovan, do Juventus; Nicholas Rajsel, do Paris St. Germain, França; e Beykan Simsek, do Fenerbahce, da Turquia.

A participação dos clubes nesta temporada inclui algumas das equipes mais reconhecidas na Europa como Manchester City, Liverpool, Chelsea, Arsenal, Tottenham, Aston Villa, Barcelona, Athletic Bilbao, Inter Milan, Juventus, Borussia Dortmund, Wolfsburg, Ajax, PSV, PSG, Marseille, Celtic United, Fenerbahce, Sporting Lisbon, Olympiacos, CSKA Moscow, Anderlecht, Molde e Rosenborg.

Na fase de grupos, os 24 clubes são divididos em seis grupos de quatro, e jogam partidas em casa e como visitantes. As duas melhores equipes de cada grupo avançam, junto com as quatro melhores equipes que ficarem em terceiro lugar. Essas 16 equipes competem na fase final de partida única, ou seja, quem perder está fora.

Em seu segundo ano, a NextGen Series inclui Raheem Sterling, atacante de 17 anos do Liverpool; Gary Gardner, meio de campo do Aston Villa; Davy Klaassen, atacante do Ajax, e Tony Watt, atacante do Celtic.