Famoso por interpretar nas telonas o herói Wolverine, dos quadrinhos X-Men, o ator australiano Hugh Jackman (12/10/1968) chegou ao estrelato aos poucos e é conhecido por suas notórias atuações nos papéis de personagens de filmes de ação.

Destaque do Biography do dia 9 de setembro, domingo, às 15h, Jackman formou-se em jornalismo pela Universidade de Tecnologia de Sidney. Somente depois o ator cursou Artes Dramáticas na Western Australia Academy of Perfoming Arts. Em 1995, conseguiu um papel na minissérie Correli em que contracenou do lado de Deborra-Lee Furness, que se tornaria sua mulher e mãe de seus dois filhos adotados. Seu talento como cantor foi notado no musical a Bela e a Fera, no papel do egocêntrico Gaston, e também na produção australiana de Crepúsculos dos Deuses, na pele de Joe Gillis. Em 1999, foi indicado ao Australian Film Institute como Melhor Ator pelo seu desempenho no filme Erskineville Kings; e em 2004 quando ganhou o Tony de Melhor Ator de Musical por The Boys From OZ.

Sua notoriedade, sem dúvidas, surgiu ao emplacar nas telonas o famoso personagem dos quadrinhos Wolverine, em X-Men: O Filme (2000), cujo sucesso rendeu duas sequências da franquia, em 2003 e 2006 e, o spin-off X-Men Origens: Wolverine (2009) Além disso, o ator fez um belo trabalho nos filmes Australia (2008), ao lado da atriz Nicole Kidman, e Van Helsing: O caçador de Monstros (2004).

Jackman filmou o musical Les Misérables ao lado de Anne Hathaway, que tem estreia prevista para o final deste ano, e está trabalhando no novo longa protagonizado por Wolverine.