A HBO Latin America anuncia a estreia, no dia 08 de outubro, com exclusividade, do inovador documentário About Face: Supermodelos Antes e Agora. Dirigido por Timothy Greenfield-Sanders, o programa mostra a vida e a carreira de modelos famosas, destacando a relação complexa entre a aparência e o mercado da beleza.

About Face mostra de perto as mulheres cujas imagens definiram o nosso conceito de beleza nas últimas cinco décadas. Considerando a beleza uma commodity, o documentário mostra como as pressões do estrelato efêmero se misturam com o prazer da reinvenção que pode vir junto com o envelhecimento.

Ao mostrar sem censura muitos dos maiores nomes da moda, o filme revela várias histórias reais por detrás das capas de revistas que exibiam essas pioneiras multiculturais. Cada modelo concedeu uma entrevista sincera feita em estúdio e teve a chance de expor suas experiências, sua opinião sobre a longevidade e sua filosofia de vida na indústria da moda.

Por meio de entrevistas com supermodelos como Carol Alt, Marisa Berenson, Karen Bjornson, Christie Brinkley, Pat Cleveland, Carmen Dell’Orefice, Jerry Hall, Bethann Hardison, Beverly Johnson, China Machado, Paulina Porizkova, Isabella Rossellini, Lisa Taylor e Cheryl Tiegs, o documentário revela o papel que elas tiveram na definição — e na redefinição — da beleza ao longo do tempo. O programa conta também com a participação de Kim Alexis, Nancy Donahue, Esmé, Eileen Ford, Dayle Haddon, Christy Turlington Burns e Calvin Klein.

About Face mostra em que medida o trabalho de modelos mudou e permaneceu o mesmo ao longo das décadas. O documentário retorna a uma época glamourosa, embora complicada, em que as drogas eram abundantes e as mulheres eram rotineiramente assediadas e maltratadas. E exibe opiniões divergentes sobre a postura dessas mulheres em relação a tudo – do mercado de trabalho ao envelhecimento, passando pelas cirurgias plásticas.

Timothy Greenfield-Sanders é diretor e fotógrafo, conhecido por seus retratos incrivelmente íntimos de grandes líderes mundiais e das maiores figuras ligadas à cultura, que podem ser encontrados em museus como o Metropolitan Museum of Art, o Whitney Museum e a National Portrait Gallery. Ele ganhou um Grammy pelo documentário de 1998 “Lou Reed: Rock and Roll Heart”. Seu projeto multimídia de 2008-2010, “The Black List”, rendeu três documentários para a HBO, um livro e exposições em vários museus dos Estados Unidos, além do prêmio NAACP Image. Em 2011, ele criou “The Latino List”, que incluiu um documentário para a HBO, uma exposição no Brooklyn Museum e um livro bilíngue.