O último episódio de “Grandes Atrizes” vai ao ar às 20h30 de sábado, dia 22 de setembro, no Globosat HD, e para fechar o programa a apresentadora Bianca Ramoneda entrevista Irene Ravache. Durante a conversa a atriz fala sobre a carreira e sua relação com a família e revela como lida com o passar dos anos.


Foto: Divulgação Globosat HD

Na entrevista, gravada na arena de um teatro no Rio de Janeiro, Irene Ravache fala sobre a necessidade de levar a vida menos a sério e não supervalorizar os problemas do dia a dia. “É uma escolha de vida. Você não tem outra saída: ou você fica amarga, dá ênfase ao sofrimento e o carrega, ou você dá uma risada e começa a não se levar tão a sério”, aconselha a atriz, que fala ainda sobre a relação com os filhos e revela as lições que aprendeu com a experiência da maternidade. “Fui ficando menos vaidosa com o passar do tempo. Eu achava que era o máximo como mãe e que devia ser algo maravilhoso ser meu filho”, lembra bem-humorada.

Ao falar sobre sua carreira, que começou na década de 1960, a atriz conta que nas fases difíceis, buscou inspiração na arte. “Às vezes, eu me perguntava: ‘e se isso fosse ficção, que saída eu teria?’. E eu mesma procurava as saídas inventadas. Sou muito grata à minha profissão por inúmeros momentos que eu passei e peguei em uma alça dessa fantasia”, conta. Durante o papo ela desabafa sobre a dificuldade de envelhecer: “Todos os dias eu sou tentada a dar uma puxadinha aqui ou ali. Mas vem um anjinho me avisar para eu tomar cuidado para não virar um quadro do Picasso”.