O que os alemães pensam de si mesmos? No dia 5 de outubro, sexta-feira, às 22h, o Eurochannel dá algumas respostas em Alemanha 09, longa que se propõe a fazer uma mostra inédita, reunindo 13 curtas, de vários gêneros. Há de tudo, desde documentários à ficção, os quais sempre perpassam os aspectos políticos e sociais da Alemanha, sob uma visão muito pessoal de cineastas nativos.

Além de uma compilação de curtas, Alemanha 09 é uma resposta e um tributo ao filme de 1978, Alemanha no Outono (Deutschland im Herbst), dirigido, entre outros, por Rainer Werner Fassbinder, que apresenta uma imagem panorâmica e pessoal sobre a situação política, social e atual do país.

Os filmes do longa foram produzidos no meio da turbulência causada pelo evento Agenda 2010, no meio da globalização do século XXI, mais de 60 anos após do fim da Segunda Guerra Mundial, 40 anos depois das revoltas de 1968, 30 anos depois do "Outono Alemão" de 1977 e 20 anos após a queda do Muro de Berlim, em 1989.

A concepção do projeto, contudo, deu-se um pouco antes, em 2007, em um café em Berlim, quando o diretor Tom Tykwer (de Corra Lola Corra, 1998, e Perfume – A História de um Assassino, 2006) teve uma reunião com autoridades da Alemanha e descobriu que não havia um filme alemão que retratasse a sociedade moderna do país.

O compêndio de histórias estreou na edição 1009 da Berlinale e foi aclamado pela imprensa mundial, incluindo o importante Huffington Post, que argumentou que Alemanha 09 é "o filme para qualquer curioso sobre a visão contemporânea alemã do seu país".