Os assinantes dos serviços de telefonia fixa, celular e internet da Oi ficaram sem comunicação no domingo, dia 9, e segunda, 10 de setembro. A pane foi causada pelo rompimento de quatro cabos de fibra ótica em lugares diferentes e afetou a população do Mato Grosso, Rondônia e Acre. Confira abaixo os comunicados oficiais da operadora sobre o caso:

Falha do dia 9 de setembro

A Oi esclarece que um duplo rompimento de cabos de fibra ótica, entre Rondonópolis e Cuiabá (MT), afetou os serviços de telefonia fixa, móvel e banda larga da companhia no final da tarde de ontem, dia 09/09, no centro-norte do estado do Mato Grosso, Rondônia e Acre.

O primeiro rompimento aconteceu no município de Poxoreú (MT), ocasionado por um incêndio na mata às margens da estrada. A outra ocorrência foi causada por uma obra civil, sob responsabilidade de terceiros, que atingiu um cabo da companhia na Serra de São Vicente (MT).

Imediatamente equipes técnicas da companhia seguiram para os locais onde aconteceram os incidentes e os serviços foram restabelecidos na noite de ontem. A companhia acrescenta que, em virtude da gravidade dos danos, casos pontuais de dificuldades no completamento de chamadas e comunicação de dados de alguns clientes podem ocorrer na data de hoje”.

Falha do dia 10 de setembro

"A Oi esclarece que um duplo rompimento de cabos de fibra ótica, na tarde de hoje (dia 10/9), em pontos distintos no Mato Grosso (um entre Rondonópolis e Jaciara e outro entre Chapada dos Guimarães e Cuiabá), afetou os serviços de telefonia fixa, móvel e banda larga de clientes da região centro-norte do estado do Mato Grosso, Rondônia e Acre.

A companhia acrescenta que o incêndio que se alastra por 15 quilômetros na Chapada dos Guimarães foi responsável por um dos rompimentos da fibra que liga Cuiabá. A causa do incidente responsável pelo outro rompimento ainda está sendo apurada e equipes técnicas da companhia trabalham para o restabelecimento dos serviços o mais brevemente possível."