O canal de televisão por assinatura BBC HD vai exibir no Brasil a série Os Britânicos, filmada com a mais recente técnica cinematográfica em CGI (em que personagens criados por computação gráfica são inseridas como se fossem atores reais). Serão sete episódios em que o canal exibirá esta série dramática e grandiosa sobre a história das ilhas britânicas, de Stonehenge à Segunda Guerra Mundial e da ocupação romana à descoberta da penicilina.

Grande parte da população do planeta vive hoje em um mundo que foi formado pelos britânicos. Como este punhado de ilhas ao largo da costa da Europa conseguiu dominar o mundo? Cada episódio mostra seis histórias encenadas, sobre acontecimentos que realmente alteraram os fatos históricos. São contos extraordinários sobre o esforço humano, a luta contra todas as probabilidades e os triunfos do espírito humano, inspirando as invenções e inovações, coragem e heroísmo.

No episódio de estreia, “Tresure Islands”, os romanos invadem a Grã-Bretanha para explorar a sua riqueza material. Depois de uma longa campanha, a máquina militar romana conquista uma vitória decisiva massacrando os líderes dos antigos bretões druidas em Anglesey. Embora muitos britânicos permanecem em assentamentos rurais, outros percebem a ocupação romana como a introdução na vida urbana, principalmente com base em cidades como Colchester. Depois de 400 anos, as legiões romanas vão embora. Muito pouco da infra-estrutura de Romana e Grã-Bretanha sobrevive, exceto uma nova religião: o cristianismo.