A TV Cultura estreou nesta última segunda-feira, 1º de outubro, seu sinal em alta definição no satélite Brasilsat B4. Satentusiastas e espectadores da emissora relataram no Fórum Satélite que o novo sinal é mais fraco que o anterior e tem causado dificuldades na sintonia (clique aqui para acompanhar a discussão).

A Redação VCFAZ.NET entrou em contato com a assessoria da TV Cultura para informar os problemas relatados e foi informado "que pelas condições atuais é possível receber os sinais normalmente (de forma estável) apenas com uma antena de 2,60m de diâmetro ou mais".

Ainda de acordo com o comunicado a limitação da potência do sinal seria uma imposição da operadora do satélite utilizado, Starone (uma empresa do grupo Embratel). "Estamos preparando um pedido embastado tecnicamente para solicitarmos a liberação no aumento da potência, o que permitirá uma maior estabilidade e possibilitará também sintonizar o nosso sinal com antenas menores. Nosso equipamento permite este aumento de potência", informou Marcos Lucena.