Um dos filmes mais comoventes rodados na Bulgária, Carta para a América, que o Eurochannel exibe no dia 2 de novembro, sexta-feira, às 17h, narra uma história de amizade entre o aspirante a diretor Kamen (Peter Antonov) e o jovem escritor Ivan (Phillip Avramov).

Com planos de dar impulso a sua carreira, Kamen decide abandonar sua Bulgária natal e se aventurar como cineasta em Nova York. O seu melhor amigo, Ivan, apaixonado por Nina (Ana Papadopulu), decide ficar. Um tempo depois, Ivan recebe a notícia de que Kamen sofreu um acidente de carro e está muito mal. Desesperado para ver o amigo, Ivan decide visitá-lo, mas não consegue o visto americano.


Trailer de divulgação

Sem esmaecer, o plano de Ivan é viajar de carona pela Bulgária, armado apenas com uma câmera de vídeo, presente de Kamen, à procura de uma canção que, segundo o folclore búlgaro, pode ressuscitar os mortos. Durante o filme, a distância não é capaz de abalá-lo e ele segue acreditando que a canção pode salvar a vida do amigo.

Selecionada como a opção búlgara para o Oscar em 2001, Cartas para a América explora a amizade, a sanidade, o mito, a fé, a inspiração, a morte, a vida e a esperança. A diretora Iglika Triffonova também foi escolhida em mais de 45 festivais internacionais por Carta para a América.