A história da humanidade está repleta de situações em que, num primeiro momento, não há explicação lógica, de forma que sempre fica a crença de terem sido obra de alguma intervenção divina. Para apresentar toda essa sorte de milagres ocorridos no Brasil, Argentina, Colômbia e outros países da América Latina e tentar apurar o que há, e se há algo, por trás deles, a partir do dia 20 de outubro, sábado, o HISTORY apresenta a série inédita Decifrando Milagres.

Curas inexplicáveis, cadáveres que nunca se decompõem, pessoas que carregam em seus corpos os estigmas de Cristo ou imagens religiosas que choram sangue são apenas algumas das histórias contadas pelos próprios protagonistas e analisadas por especialistas de diversas nacionalidades e renomados nomes de entidades religiosas. No Brasil, histórias de João de Deus, das pílulas do Frei Galvão e do professor Hirota, entre outros, são abordados na série.

O episódio de estreia, no dia 20, às 23h, apresenta o líder religioso paulista Valdemiro Santiago de Oliveira, de São Paulo, portador de um dom especial com o qual realiza milagres de cura, exemplificados com a doença de Eliseth, que tinha lepra, e Anny, uma garota que estava à beira da morte.

Na cidade de Taxco, no México, a imagem do Cristo do Santo Enterro é adorada e curas milagrosas são atribuídas a ela. Os crentes fervorosos garantem que, entre outros milagres, a estátua abre os olhos. Depois o programa segue para Caqueta, Bogotá, onde o sacerdote Jimmy Bula faz exorcismos incríveis por meio da imposição das mãos e do uso da oração.