Na última semana do julgamento do Mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, a TV Cultura traz uma série de entrevistas para o telespectador entender o impacto do julgamento da ação penal na vida brasileira. Os critérios que os juízes usam para fixar a pena daqueles que são condenados e a história da atuação política durante a ditadura de dois dos envolvidos no Mensalão, José Dirceu e José Genoíno, também estão na pauta.

Conduzido por Mônica Teixeira, o Especial Julgamento do Mensalão é exibido desde esta terça, 23 de outubro, até sexta, 26, sempre às 21h50, logo após o Jornal da Cultura, com duração de 20 minutos.

Na edição desta terça-feira, Mônica conversa com Guilherme de Souza Nucci, juiz de segundo grau, autor do livro Individualização da Pena e professor de Direito Penal da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

Entrevistas com Maria Tereza Sadek, professora do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e com Joaquim Falcão, diretor da Faculdade de Direito da FGV-RJ (Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro) também contribuem para contar a história da esquerda brasileira nos anos 1960 e 1970, além de uma coversa com o sociólogo Marcelo Ridenti, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, autor do livro O Fantasma da Revolução Brasileira.