A Rede Globo exibiu na noite deste última sábado, dia 17 de novembro, uma reportagem no Jornal Nacional sobre ordem de reintegração de posse nos municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia. Cerca de 7 mil moradores das duas cidades deverão deixar suas casas em até 30 dias e toda a área será devolvida ao índios Xavantes.

A matéria exibida pela Rede Globo foi produzida pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Cuiabá-MT, tinha originalmente cerca de 4 minutos de duração e foi exibida durante o MT TV 1ª Edição deste último sábado. No entanto, na versão exibida para todo o país a matéria sofreu uma edição e "omitiu" algumas informações importantes, ficando com pouco mais de 2 minutos de duração.

A principal delas está no corte de parte da matéria que mostra os policiais da Força Nacional negando socorro ao um dos moradores da região. Ao receber a ordem de saída da região, o morador passou mal e necessitou de atendimento médico. Como não havia ambulância nem outra forma de socorro no local, o homem foi carregado por outros moradores até o carro da Força Nacional para que o socorro fosse prestado. Após a recusa de atendimento/auxílio os moradores revoltados viraram a caminhonete da Força Nacional.

O Jornal Nacional mostrou apenas a revolta dos moradores ignorando todo o contexto em que a ação foi realizada. Atribuindo ainda mais uma imagem de marginalidade e vandalismo aos moradores das duas regiões. A matéria do Jornal Nacional também ignorou a preocupação do diretor de uma das escolas da região. Segundo o diretor da escola, com a reintegração de posse não será possível encerrar o ano letivo de todos os alunos da região. Ainda de acordo com ele não há nenhuma informação sobre o que acontecerá aos alunos que provavelmente serão reprovados, pois não há tempo hábil para transferência para outras escolas.

A matéria original pode ser assistida aqui: http://g1.globo.com/videos/mato-grosso/mttv-1edicao/t/edicoes/v/aumenta-a-tensao-na-area-indigena-maraiwatsede-em-alto-boa-vista/2247345/

Já a versão curta exibida pelo Jornal Nacional pode ser vista aqui: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/11/area-sera-devolvida-indios-xavantes-em-mt-clima-e-tenso.html