O que faz uma cidade? Os edifícios, a cultura e as pessoas são essenciais, porém a parte mais importante é a sensação individual que o lugar provoca. O Eurochannel tenta descobrir esse sentimento viajando pela bela e complexa cidade de Veneza e pela icônica lagoa sobre a qual a cidade repousa, no documentário Seis em Veneza, destaque do dia 8 de dezembro, sábado, às 15h.

O documentário procura descrever os diferentes ângulos da cidade por meio das histórias de seis moradores: um garçom de hotel, um arqueólogo, um mestre aposentado, um pintor que também é pescador, um ladrão, e um estudante. Os personagens dão a dimensão da grandeza, da beleza, do humor e também da tristeza de Veneza.

Giovanni, um senhor aposentado que agora trabalha voluntariamente como arquivista da cidade, conta tanto a história de Veneza quanto a história de sua vida; Carlo é um artista incompreendido; Ramiro fala abertamente sobre seu passado criminoso; Massimo descreve o que lhe apaixona; e o aluno revela segredos de sua infância.

Das sete vezes em que foi indicado no Festival de Cinema de Veneza, Carlo Mazzacurati levou dois prêmios: o Leão de Prata por Il Toro, em 1994, e uma menção especial em 1999 por Ritratti: Mario Rigoni Stern. Seis em Veneza estreou com elogios da crítica no mesmo festival em 2010.