A partir deste sábado, dia 1º de dezembro, às 16h30, o canal de televisão por assinatura HISTORY traz uma boa oportunidade para quem perdeu os primeiros episódios da série em 12 capítulos, Humanidade: A História de Todos Nós. Partindo do início da civilização na Mesopotâmia até a descoberta da América, a série revela os acontecimentos que levaram à formação do mundo moderno. Dos produtores de A Saga dos Estados Unidos, o programa vai além da pura e simples citação de nomes e datas e se propõe a mostrar o perigo, a ação, as lutas, o heroísmo e a adrenalina envolvidos em diversas conquistas do Homem.

O projeto Humanidade: A História de Todos Nós levou dois anos para ser finalizado e é uma das produções mais completas já realizadas sobre o tema para a televisão. A equipe de produção passou por China, África do Sul e Marrocos em busca das origens da história do homem como ser social. Humanidade também recorre aos depoimentos de importantes figuras latino-americanas como Fernando Henrique Cardoso, o rabino e ativista social Sergio Alejandro Bergman, o filósofo Alejandro Rozitchner, o economista Carlos Melconian, o historiador Félipe Pigna, o escritor e jornalista brasileiro Eduardo Bueno, o primeiro astronauta brasileiro Marcos Ponte, Pelé, o matemático e filósofo Antanas Mockus, o ex-presidente colombiano César Gaviria, a escritora Guadalupe Loaeza e o cientista Enrique Ganem, entre outros, que dão seu ponto de vista sobre o que representa ser parte daquilo que se entende por espécie humana.

Confira datas e sinopses

1/12, sábado

Às 16h30 – Episódio 1 (parte 1), Inventores: No planeta Terra, uma espécie única dá seus primeiros passos – a Humanidade tem seu início. Contudo, num mundo cheio de perigo e ameaçado de extinção, o homem inova para sobreviver e descobre o fogo e a agricultura, construindo cidades e pirâmides, inventando o comércio e dominando a arte da guerra. De pequeno ser sujeito à ação de predadores, transforma-se em criatura dominante.

Às 17h30 – Episódio 1 (parte 2), Homens de Ferro: Um misterioso bando de piratas rouba a costa Mediterrânea e deixa a destruição em seu caminho. Os Impérios caem, mas a partir do caos vem o advento do ferro. Armados com este metal, pessoas comuns conseguem derrubar tiranos e construir a nova ordem mundial. Na Babilônia, o poder do povo remodela a Humanidade.

Às 18h15 – Episódio 2 (parte 1), Impérios: Em Jerusalém, Jesus de Nazaré é crucificado e sua morte inicia uma religião global. Mas o cristianismo nunca poderia ter nascido sem o Império Romano. Uma ampla rede de rotas marítimas permite que produtos e ideias viajem por três continentes. A mensagem de Jesus transforma a humanidade. Hoje, uma entre cada três pessoas no planeta são cristãs.

Às 19h – Episódio 2 (parte 2), Guerreiros: Quando Roma é destruída pelos bárbaros, a Europa entra em um período obscuro. Duas províncias do antigo império se transformam em duas novas forças a resgatar o mundo. Os árabes, financiados pelo ouro, se unem pela bandeira do Islã. Os vikings renovam as cidades da Europa, viajam à América e se transformam em cavaleiros cristãos. O cenário está montado para um novo choque de civilizações, as Cruzadas.

15/12, sábado

Às 16h30 – Episódio 3 (parte 1), Praga: Genghis Khan, o guerreiro mais sanguinário da história, destrói o sul, desde a Mongólia até a China, e cria um império poderoso, deixando para trás 40 milhões de cadáveres. Mas um assassino maior assola a humanidade – a praga. Viajando pelas rotas comerciais mongóis, a doença causa estragos na Ásia, transformando-se no maior desastre biológico da história. No entanto, as Américas não são afetadas e prosperam.

Às 17h30 – Episódio 3 (parte 2), Sobreviventes: O ouro da África dá impulso ao renascimento da Europa. O dinheiro flui em Veneza, criando novas oportunidades para empresários dispostos a assumir riscos. Na China, uma nova arma, a pistola, possibilita um levantamento camponês para unificar o país. As inovações chinesas inspiram a Europa, onde é criada a imprensa. Milhões de livros são impressos. Um deles inspira uma viagem ao Novo Mundo.

Às 18h15 – Episódio 4 (parte 1), O Novo Mundo: Os astecas construíram um império poderoso que domina a América Central, mas que acaba por ser destruído por causa de um efeito dominó. A sete mil milhas de distância, na atual Turquia, o grande centro comercial de Constantinopla é invadido por um exército islâmico. Os europeus se apressam para encontrar uma nova rota para o Oriente. Cristóvão Colombo chega à América e descobre ouro. Num período de 30 anos, os astecas são vencidos.

Às 18h – Episódio 4 (parte 2), Tesouros: Nos Andes, os espanhóis encontram a maior mina de prata do mundo e descobrem as moedas quem transformaram a economia global. Chegaram aos cofres do tesouro dos piratas e fomentaram o auge do mercado de valores. Eles ajudaram a pagar a construção do Taj Mahal. O rápido incremento comercial levou milhões de pessoas ao Novo Mundo como escravos. Mas um grupo de peregrinos tornou-se pioneiro na busca da liberdade.