O programa Mostra Internacional de Cinema na Cultura, da TV Cultura, apresenta nessa semana o longa “Teza”, do cineasta etíope Haile Gerima. O filme foi exibido em diversos festivais pelo mundo, e recebeu três prêmios no Festival de Veneza de 2008, entre eles o Prêmio Especial do Júri. O programa é apresentado por Renata de Almeida e Cunha Jr., e recebe como convidado especial o cineasta Jeferson De, que debate o filme com Renata e Cunha. O filme será exibido na quarta-feira, dia 21, às 22h, com áudio original e legendas em português. Na sexta-feira, dia 23, o longa será exibido às 22h, dublado em português e com audiodescrição.

O programa procura apresentar produções do catálogo do festival e é uma opção para quem quer ver ou rever títulos exibidos no evento. Embora privilegie a exibição, a faixa cinematográfica conta com convidados que comentam o filme com os apresentadores, nos primeiros minutos do programa.

Sinopse

Após passar anos estudando medicina na Alemanha, o intelectual Anberber volta à Etiópia, sua terra natal, decidido a contribuir com seus conhecimentos para a melhoria da população. O país, no entanto, está sob o repressivo regime marxista de Mengistu Haile Mariam, e os cientistas são usados para os fins políticos do partido. Anberber não encontra refúgio contra a violência, e as memórias de sua infância não correspondem à realidade. Deslocado e impotente, precisa decidir se resiste ou se simplesmente tenta refazer sua vida.