Em parceria com a operadora de TV por assinatura ZON, as Organizações Globo lançam um novo canal em Portugal. O canal batizado de Globo estreia no próximo dia 11 de novembro, domingo, às 20 horas e será o segundo da empresa no país que já opera a Globo Portugal que exibe jornalísticos, esportes e talk shows da Rede Globo e do GNT como o "Programa do Jô" e o "Marília Gabriela Entrevista". A expectativa é alcançar cinco milhões de portugueses que assinam o pacote básico da ZON.


Video Institucional de lançamento do Globo

O Globo traz na programação as produções da área de entretenimento da Globo e do GNT que permanecem inéditas em Portugal e terá uma grade dedicada a todos os fãs da dramaturgia brasileira. As novelas serão transmitidas sete dias por semana, começando com "Aquele Beijo", que será exibida no horário nobre, e é protagonizada por um núcleo de atores portugueses – Ricardo Pereira, Maria Vieira e Marina Mota. O canal exibirá também algumas novelas que deixaram saudades como "Viver a Vida", protagonizada por Tais Araújo e José Mayer, e que teve cenas gravadas em Lisboa.

A programação inclui ainda talk shows, séries, programas de humor e uma sessão especial dedicada ao cinema brasileiro todos os domingos à noite. A grade inicial incluirá "Malhação", as séries "Divã", com Lília Cabral, "A Cura", com Selton Mello e "Brado Retumbante", com Domingos Montaigner, "As Brasileiras" dirigida por Daniel Filho, além de "Força-Tarefa", "Faça a sua história", "S.O.S Emergência" e "Guerra e Paz". Serão exibidos programas como "Caldeirão do Huck", "Domingão do Faustão", "Mais Você", "Encontro com Fátima Bernardes", "TV Xuxa", "Altas Horas", "The Voice Brasil" e do GNT "Perdas e Ganhos", com Cintia Howlett, "Quebra-Cabeça", "Superbonita" e "Vamos Combinar", de Mariana Weickert. O canal terá uma sessão de filmes brasileiros como "Meu Nome não é Johnny", "Os Normais 2", "Ó Pai Ó", e "A Mulher Invisível".

Campanha


Campanha de lançamento do Globo

Para o lançamento do canal, a Central Globo de Comunicação produziu uma campanha com atores como Paola Oliveira, Thiago Lacerda, Giovanna Antonelli, Letícia Spiller, Mateus Solano e Dalton Vigh. O filme da campanha, de 30 segundos, traz Paola Oliveira e Thiago Lacerda na sala de uma família portuguesa pedindo licença para entrar na residência, em uma brincadeira com a chegada do canal. A campanha começará a ser veiculada amanhã e vai até o final do mês na TV, rádio, jornais, revistas, cinema, internet e empenas de edifícios. A equipe de Hans Donner desenvolveu também o grafismo do canal, que transmite modernidade e dinamismo.

Histórico

A relação da Rede Globo com Portugal é estreita e de longa data. Ainda nos anos 70, entrava no ar em Portugal pela primeira vez um programa produzido pela Globo, a novela "Gabriela" que tinha Sônia Braga no papel principal. Desde então, são mais de 40 anos de parceria, em um grande intercâmbio entre as culturas dos dois países, como foi o caso da minissérie "Os Maias", de novelas ambientadas em Portugal como "Sabor da Paixão" e da vinda de atores portugueses para trabalhar em novelas brasileiras.

Além do novo canal, os portugueses já podem acompanhar a programação através do canal Premium que está há cinco anos no ar – TV Globo Portugal. E a Rede Globo também mantém com a SIC uma parceria de mais de 30 anos, em que a emissora portuguesa exibe novelas da Globo e, juntas, coproduzem tramas que misturam o talento português ao brasileiro. É o caso de "Laços de Sangue", vencedora do Emmy Internacional em 2011 na categoria telenovela, e da nova versão de "Dancin Days", que está no ar atualmente na SIC, rendendo índices líderes de audiência no horário nobre português. Além de "Avenida Brasil" e "Gabriela", que estão entre os programas mais assistidos pelos portugueses.