Mostrar o que ativistas de diferentes partes do planeta fazem na luta contra a evolução da doença sexualmente transmissível que mais mobiliza pessoas no mundo. Esta foi a motivação da jornalista Roseli Tardelli para produzir o documentário "Aids, trinta anos: as respostas das ONGs do mundo", que vai ao ar na TV Cultura neste sábado, 1º de dezembro, às 23h15, na faixa "Cultura Documentários". Nesta data se comemora o Dia Mundial de Combate à AIDS.

"Conheço e cubro conferências internacionais sobre AIDS desde 2004. Nestas conferências existe sempre um espaço destinado às ONGs, onde ativistas trocam experiências e impressões sobre seus trabalhos. Sempre tive a ideia de retratá-los em um filme", conta Roseli. O resultado desta ação, conduzida por ela em parceria com a cineasta Alcione Alves, é um emaranhado de depoimentos relatando histórias de ativistas de 14 países.


Semi Lou, ativista da Costa do Marfim, um dos destaques do documentário
Divulgação/TV Cultura

O enredo possui diversas passagens impactantes, como a protagonizada pela guatemalteca Maira Zacarias. Ela contraiu o HIV de seu marido, que morreu. Um de seus filhos foi impedido de frequentar a escola do pequeno vilarejo em que viviam. Esta situação foi o estopim para que Maira se tornasse ativista. Outra história presente no documentário é de Luna Luis Ortiz, que milita no GMYC, uma importante ONG em Nova York. Soropositivo desde os 14 anos, ele promove atualmente campanhas de prevenção em regiões vulneráveis da cidade norte-americana, sobretudo nos bairros povoados por imigrantes latinos.

Roseli Tardelli é jornalista, produtora cultural e apresentou programas como Opinião Nacional e Roda Viva, ambos na TV Cultura.Passou a se dedicar ao tema depois da morte de seu irmão, o tradutor Sérgio Tardelli, que faleceu em decorrência dos efeitos do vírus em 1994. A família Tardelli protagonizou uma discussão pública ao entrar na Justiça contra o convênio médico que, naquela década, se recusou a atender Sérgio.

"AIDS, trinta anos: as respostas das ONGs do mundo"vai ao ar na TV Cultura neste sábado, 1º de dezembro, às 23h15.