A música paraense invade as telas do Canal Brasil com todo o seu charme e riqueza cultural com a série "Brasil Adentro – Música do Pará". A série dirigida e apresentada por Charles Gavin aborda em cinco episódios um novo fenômeno brasileiro. Nomes consagrados na Região Norte falam sobre a peculiaridade de um som inventado por eles mesmos.

Os entrevistados variam em seus inúmeros estilos, como o Carimbó, a Guitarrada e o Lundu. Marcam presença na atração Gaby Amarantos, Nego Nelson, Paulo André Barata, Pinduca e Vital Lima, dentre outros. Gavin conversa com os convidados sobre a autenticidade de suas autorias; a difícil realidade de tentar se destacar sem a ajuda das grandes gravadoras; e, principalmente, sobre a importância do momento atual, com o surgimento do tecnobrega.


"Brasil Adentro – Música do Pará" é a nova série do Canal Brasil
Divulgação/Canal Brasil

Hoje o estado abriga um movimento musical tão forte quanto os tempos áureos do manguebeat pernambucano. Segundo os precursores, o ritmo foi uma tentativa de misturar a batida eletrônica com a amazônica. Originário das favelas, hoje é uma referência para jovens da periferia, devido ao tamanho de seu caráter social. Criando mercado com formas alternativas de produção e tendo a internet como sua principal arma promocional, o gênero ocupa uma posição favorável dentre os mais exportados.

"Brasil Adentro – Música do Pará" estreia dia 10 de janeiro, às 20h no Canal Brasil.

Saiba mais:
Janeiro: Canal Brasil exibe Mostra Zé do Caixão com filmes inéditos na TV