O Claquete roda o mundo mais uma vez e agora pousa em Israel. Na série especial de fim de ano que começa no dia 10 de dezembro e vai até o dia 28 do mês, Otávio Mesquita traz uma sequência de reportagens no país que é referência para as mais diversas culturas e religiões e mostra ao espectador as curiosidades do local que mistura passagens bíblicas e a história do humanidade.

No especial, Otávio conhece o Monte das Oliveiras, onde Jesus fazia pregações, visita os famosos mercados árabes, o Mar Morto e a fortaleza de Massada.

Na matéria inicial, na segunda-feira, 10, ele abre a série em Jerusalém, em frente ao Muro das Lamentações. Lá, o apresentador conta a rica história do local e mostra algumas das tradicionais cerimônias de Bar Mitzvá que sempre acontecem por ali às quintas-feiras.

Depois, a equipe do Claquete entra em um túnel subterrâneo ao Muro, e que muita gente desconhece a existência. E ambos têm mais de 2000 anos.

O programa Claquete vai ao ar de segunda à sexta, logo após o Jornal da Noite, na Band. O especial de fim de ano é exibido somente de segunda à quinta. Nas sextas-feiras, o programa dá uma pausa nas reportagens especiais e retorna à programação normal.