Um filme polonês sobre a guerra, no qual as batalhas servem de pano de fundo para falar de amor, sexo e infidelidade, em meio a muita atrapalhada. A comédia Operação Danúbio que o Eurochannel exibe no dia 18 de dezembro, terça-feira, às 22h, narra a guerra em que a República Popular da Polônia se envolve em 1968, quando envia à Tchecoslováquia um destacamento de tropas para ajudar o governo local a reprimir os insurgentes. A inigualável equipe tem de derrotar não só o inimigo, mas também os extravagantes e improváveis obstáculos que aparecem pelo caminho.

Situações insólitas combinada com a sagacidade de um bom roteiro dão o tom de humor certeiro ao filme, em que um dos principais elementos é o triângulo amoroso formado por Private Romek (Przemyslaw Bluszcz), um elegante soldado que se interessa por Grążlowa (Eva Halubova), que por sua vez é casada com um oficial superior interpretado por Jan Budar.

Em uma das cenas, num esforço para separar o casal, o marido de Grążlowa envia Romek em uma missão suicida a uma cidade destruída em um tanque velho e instável, que acaba por colidir com um pub local, derramando algumas bebidas e estragando uma boa festa.