Não importa o tamanho, formato, design ou material utilizado. O essencial aqui é a eficiência. Todo ano, mais de 500 estudantes de todo o Brasil se reúnem para um desafio acirrado: projetar o modelo do carro mais econômico e sustentável do país. Os telespectadores do Discovery Turbo poderão conferir o resultado desta disputa na quinta-feira, 27 de dezembro, às 21h, quando o canal leva ao ar MARATONA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.


Foto: Divulgação / Discovery Turbo

O programa é um registro da “Maratona Universitária de Eficiência Energética”, a quarta maior competição no gênero no mundo – a única realizada na América Latina – e tem o objetivo de reunir alunos e professores para construir projetos inovadores e econômicos, além de produzir os carros com o menor impacto ambiental possível.

Neste ano a competição foi realizada entre os dias 24 e 27 de julho, em Curitiba. Nesta edição do evento, realizado desde 2004, e pela primeira vez na capital paranaense, 54 carros foram desenvolvidos por estudantes de Engenharia com o apoio de professores.

A premiação e criação dos veículos são divididas em três tipos de combustível: gasolina, etanol ou eletricidade com apenas um vencedor por divisão. Há ainda uma quarta categoria geral que contempla o melhor projeto entre todos. O ´Prêmio Discovery Turbo de Melhor Projeto Geral´ contempla as ideias mais criativas e eficientes com seis automóveis e oito motores da marca Renault para uso didático. No entanto, o organizador do evento Alberto Andriolo ressalta: “conhecimento é o maior troféu que todos eles ganham”.