O SescTV exibe, no último dia do ano, às 21h, show inédito de Fafá de Belém. O espetáculo, com uma hora de duração, é uma homenagem da cantora paraense ao seu Estado natal. A cantora apresenta repertório do álbum Canto das Águas, com músicas de compositores paraenses. “O olhar é a pluralidade da música do Pará, que vai de Waldemar Henrique a mestre Cupijó. É como se estivéssemos num quintal cantando coisas do Pará”, explica Fafá de Belém.

O show faz um resgate da cultura paraense através de canções como Minha Terra / Siriá (que abre o espetáculo), de domínio público. “É uma coisa bem de raiz mesmo. A riqueza dessas composições é muito grande”, explica o contrabaixista Renato Schneider Loyola. Também são apresentadas versões para as músicas Bom Dia Belém, Uirapuru e Pauapixuna. Do compositor Nilson Chaves, estão no repertório Não Peguei o Ita e Amazônia.

Gravado em maio deste ano, no Sesc Pompeia, o show conta com a participação dos percussionistas do Trio Manari e dos músicos Sebastião Tapajós, Felipe Cordeiro e Paulo André Barata, que traz para o espetáculo uma sonoridade caribenha. “Nossa música tem muita influência do Caribe, porque no Pará era mais fácil pegar uma rádio caribenha do que de São Paulo ou do Rio. Uma mescla negra, indígena e caribenha. Esse é o som da Amazônia, da música cabocla”, diz Barata. O programa tem direção para TV de Antonio Carlos Rebesco.