De 28 de janeiro a 03 de fevereiro, o canal de televisão por assinatura Curta! apresenta a "Semana Especial Música" com programas brasileiros e internacionais sobre o tema.

Dentre os destaques estão o documentário brasileiro "Tambores" (28 de janeiro, ás 21h30), dirigido por Sérgio Raposo. Dos raros budimas na Zâmbia aos grandes tambores dos templos chineses, passando pelas festas religiosas no Brasil e pela polifonia rítmica do mundo árabe, Tambores traz consigo histórias de vida daqueles que mantém vivas essas tradições. Este documentário apresenta a realidade e a visão de mundo pela arte e cultura dos grandes instrumentistas de seis países. No mesmo dia, às 22h30, será exibido "Calangueiros – Uma Viagem Caipira Pela Estrada Real", dirigido por Flávio Cândido. Um documentário etnográfico e musical de que tem por matéria prima uma das mais ricas e negligenciadas tradições artísticas do Brasil profundo: o calango, verso e canto de desafio dos sertões do sudeste brasileiro.


"Cartola – Música para os Olhos" é destaque no canal Curta!
Divulgação

Dia 30 de janeiro, às 21h30 é a vez de "O Diário de Naná", dirigido por Paschoal Samora. A música e a cultura no Recôncavo Baiano segundo o percussionista Naná Vasconcelos, que encontra pessoas que usam o ruído para criar música e pesquisa na música local ligada à religiosidade. Em seguida, às 22h30 será exibido "Cartola – Música para os Olhos", dirigido por Lírio Ferreira. A história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e também um dos expoentes mais nobres do samba. No dia 1º de fevereiro os destaques são "Nosso Amigo Radamés Gnattali" (19h), dirigido por Angelika Stiehler e Günter Atteln, sobre o homem, pianista, compositor e arranjador e "Fala Tu" (10h30), dirigido por Guilherme Coelho; sobre a vidad e três caricoas: Macarrão, apontador do jogo do bicho; Toghum, vendedor de produtos esotéricos, budista e morador de Cavalcante e Combatente, moradora de Vigário Geral, frequentadora da Igreja do Santo Daime e operadora de telemarketing.

São destaques também os títulos Internacionais: "Música Sacra", "Revelando as Grandes Obras da Música Clássica" e "Villa-Lobos". Além dos curtas metragens da faixa "A Vida é Curta!" como "Fuloresta do Samba", "Os Olhos do Pianista", "Heitor dos Prazeres", "Meu Nome é Gal" e "Brasília, uma Sinfonia com Tom Jobim".