A editora Leya lança em fevereiro “Mayombe” e “A geração da utopia”, dois dos mais importantes romances do escritor angolano Pepetela, há muito esgotados no Brasil.

Publicado originalmente em 1980, “Mayombe” foi escrito durante a participação de Pepetela na guerra de libertação de Angola, e retrata o cotidiano dos guerrilheiros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) em luta contra as tropas portuguesas. O romance inova ao abordar não somente as ações, mas os sentimentos e reflexões daquele grupo, as contradições e conflitos que permeavam sua organização e as relações estabelecidas entre pessoas que buscavam construir uma nova Angola livre da colonização.

Já “A geração da utopia”, de 1992, acompanha um grupo de jovens que sonhou e lutou por um país livre e se depara com a realidade de Angola pós-independência. Com ironia e espírito crítico, o romance revê e confronta os valores revolucionários expostos em “Mayombe” com o que foi efetivamente construído após a vitória do MPLA sobre Portugal.

A publicação de “Mayombe” e “A geração da utopia” inaugura um esforço de trazer ao Brasil títulos esgotados da obra de Pepetela. A Leya cumpre assim sua missão de difusão da língua portuguesa em uma de suas mais brilhantes expressões.