Nos próximos 20 anos, de acordo com a previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. Para falar desse distúrbio e de outros que tanto afetam a população, o Dr. Drauzio Varella estreia a série "Males da Alma", no "Fantástico" deste domingo, dia 27 de janeiro.

Em seis episódios, Dr. Drauzio traz mais informação sobre depressão, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, bipolaridade, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno da auto imagem. "A intenção é discutir esses distúrbios que afetam a vida de milhões de pessoas, muitas das quais sofrem sem entender o que se passa com elas".


Drauzio VArella apresenta novo quadro no "Fantástico"
Divulgação/Rede Globo

O primeiro episódio de "Males da Alma" trata sobre a depressão. Para ilustrar os transtornos que essa doença pode causar na vida de uma pessoa, a série mostra a história de Neilde Nogueira, que sofria de depressão crônica há seis anos. A reportagem acompanhou durante 40 dias o início do tratamento da paciente. Ainda no episódio, Drauzio conversa com Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e abre a discussão sobre o excesso de medicalização, como distinguir as diferenças entre uma tristeza e uma patologia e quais são os locais para buscar ajuda.

O quadro "Males da Alma" tem coprodução da Boutique Filmes e estreia neste domingo, dia 27 de janeiro, no "Fantástico", que vai ao ar logo após "Domingão do Faustão".