A Rede Globo deu início à contagem regressiva para o Carnaval nesta segunda-feira, dia 7, quando entrou no ar a vinheta de Carnaval da emissora. Pelo oitavo ano, Aline Prado dá vida à Globeleza. Criada pela Central Globo de Comunicação (CGCOM), a vinheta traz no corpo da morena um desenho inédito feito pelo designer Cesar Rocha, inspirado em desenhos do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher, com losangos que se transformam em círculos. No fundo do cenário, um painel em LED reflete grafismos animados e coloridos semelhantes aos do desenho feito no corpo de Aline.


Foto: TV Globo/Rafael França

Foram necessárias quase 30 horas de trabalho, entre as marcações do desenho no corpo de Aline, o processo de maquiagem e a gravação da vinheta. Durante a maquiagem, uma equipe composta por seis pessoas especializadas em maquiagem artística fica dedicada exclusivamente à caracterização da personagem. Para o processo de pintura, a ‘ferramenta’ escolhida foi o brocal, o miolo da lantejoula, que garante um brilho maior que o da purpurina e um melhor efeito no vídeo. Cerca de um quilo de brocal foi disponibilizado à equipe responsável pela caracterização, em nove cores variadas. “É um trabalho muito intenso, uma verdadeira maratona, e extremamente artesanal. Mas é divertido e me sinto muito à vontade, pois a equipe é a mesma há muitos anos e está totalmente integrada”, conta Aline.

Para preparar o corpo para essa maratona, Aline investe em atividade física. “Um mês antes da gravação, eu intensifico o treinamento aeróbico na academia e os cuidados com a alimentação para estar bem sequinha no dia. Tenho sorte porque sempre fui magra e a formação clássica do ballet, que pratico até hoje, ajuda a modelar o corpo”, complementa ela, que nos últimos meses incluiu treinos com skate e aulas de pole dance em sua rotina de exercícios.