Após o fim do alvoroço em torno do fim do mundo em 2012, o History Channel começa 2013 com uma programação especial sobre os grandes mistérios que envolvem o planeta Terra. Assim, a tradicional "Semana do Desconhecido", de 14 a 18 de janeiro (segunda a sexta-feira), traz episódios inéditos de "Alienígenas do Passado", às 22h e às 23h.

Como pontapé inicial, no dia 14 de janeiro, segunda-feira, às 22h, o Historyexibe o episódio "A Conspiração Maia", sobre o que teria acontecido no século IX, quando as grandes cidades maias foram abandonadas e os maias desapareceram. A dúvida é sobre o que pode ter acontecido com esta cultura avançada. Dado os avanços tecnológicos de sua civilização, há quem acredite que o conhecimento adquirido por esse povo tenha sido transmitido por seres de outro mundo que desceram do céu, com os quais eles teriam tido informações precisas sobre o apocalipse. Depois, às 23h, em "As Profecias do Juízo Final", pesquisadores investigam o misterioso deus maia Bolon Yokte, associado à criação e à guerra, que poderia ser, na realidade, um extraterrestre. Cientistas tentam decifrar suas profecias, que podem revelar o fim do mundo tal como o conhecemos e também a origem da raça humana.


"Seres Cinzas" é um dos episódios da Semana do Desconhecido
Divulgação/History

No dia 15 de janeiro, terça-feira, às 22h, o episódio "Os Seres Cinza" centra-se no mistério sobre quem seriam os seres com cabeças grandes e olhos gigantes que parecem ter visitado o nosso planeta há milhares de anos. Conhecido pelos pesquisadores como os "cinzas", esses seres misteriosos foram representados na arte rupestre, mas ninguém chegou a um acordo ainda sobre que tipo de criatura são, de que planeta vieram e o que queriam. Em "A Conexão da NASA", às 23h, cientistas, antigos astronautas e arquivos secretos do governo apontam para a conclusão de que não houve contato com vida extraterrestre no passado. Entretanto, pesquisadores examinam estes e outros dados científicos, que podem proporcionar uma prova do contato extraterrestre, tanto no passado recente como na antiguidade.

Com cerca de 14.000 anos, as ruínas bolivianas de Puma Punku são as mais antigas e enigmáticas construções sobre a face da Terra. Objeto de análise em "O Mistério de Puma Punku", no dia 16 de janeiro, quarta-feira, às 22h, ninguém sabe quem projetou e construiu este sofisticado complexo chamado "Tiwanaku", mas exames periciais no terreno, confrontados com mitos e lendas, sugerem que o lugar pode ter sido obra de extraterrestres. Já em "Alienígenas e Megadesastres", às 23h, as grandes catástrofes naturais são objeto de estudo e questiona-se se seres celestiais tenham tido alguma participação nos calamidades naturais do mundo antigo.


O Pé Grande também está na Semana do Desconhecido
Divulgação/History

Em "A Conspiração Da Vinci", no dia 17 de janeiro, quinta-feira, às 22h, pinturas magistrais do mestre Leonardo Da Vinci, seus esboços desenhados à mão e suas publicações particulares podem revelar o conhecimento de uma tecnologia de outro mundo e a existência de seres extraterrestres. Em seguida, às 23h, "Viajantes do Tempo" discorre sobre a teoria de que extraterrestres possam ser na realidade evidências de viajantes do futuro. Poderiam os antigos astronautas terem viajado no tempo, vindos do futuro?

Finalmente, no dia 18 de janeiro, sexta-feira, às 22h, Alienígenas e Dinossauros vai até Angkor Wat, no Camboja, o maior templo religioso do mundo. Entre suas ruínas, os pesquisadores descobriram uma representação de uma espécie de dinossauro – um estegossauro. A questão é como, com a tecnologia da época, os antigos podiam ter conhecimento de animais que a ciência convencional diz terem sido extintos há milhões de anos; e por que, afinal, os dinossauros foram extintos. Teria a raça alienígena dizimado os dinossauros para dar espaço à humanidade? Às 23h, o último episódio inédito de a "Semana do Desconhecido", "Alienígenas e o Pé-Grande", relacionam os mitos antigos que falam de um macaco gigante à crença de que poderia ter havido uma espécie alienígena com as mesmas descrições que teria visitado a Terra em um passado distante.

"Semana do Desconhecido" será exibida de 14 a 18 de janeiro às 22h e às 23h no History Channel.