Em 2013, o Monobloco chega ao seu 13° carnaval com a participação inédita da atração internacional Blue Man Group e a transmissão ao vivo do Multishow. O desfile na Avenida Rio Branco, no Centro, está marcado tradicionalmente para o domingo seguinte ao término da folia (17 de fevereiro). Mas o público já poderá conferir as novidades do repertório nos quatro ensaios do bloco, na Fundição Progresso (25 de janeiro e 1º, 8 e 15 de fevereiro). Sob a batuta do maestro Celso Alvim, a bateria é formada por 160 alunos – jovens e adultos, entre homens e mulheres – das oficinas do Monobloco realizadas durante o ano todo na Sala Baden Powell, em Copacabana. O ensaio do dia 1º de fevereiro terá a participação especial do cantor e compositor Lenine.


Foto: Divulgação

Há um ano, o Blue Man procurou o Monobloco com a ideia de fazer uma parceria artística. Os dois grupos têm em comum a forte presença da percussão em suas apresentações. O carnaval foi escolhido para marcar a estreia desse encontro que será musical e performático. No último ensaio do bloco na Fundição Progresso e no desfile (dias 15 e 17 de fevereiro respectivamente), o Blue Man apresentará a versão exclusiva de “Aê, meu primo” – música de Pedro Luís e Pedro Rocha gravada por Pedro Luís e A Parede no disco “É tudo um real” – que ganhou interferências (percussão e cordas) da banda americana. O trio mostrará um novo esquete criado especialmente para o carnaval. Em “Movimentos de Festa”, o grupo brinca com a criatividade e diversidade das dancinhas que divertem e ilustram o cenário musical brasileiro. O Blue Man também fará intervenções ao som de clássicos de Jorge Ben Jor: “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e “País Tropical”.

Pela primeira vez, o Multishow fará a transmissão ao vivo do desfile, diretamente da Cinelândia, na TV e em seu site oficial (www.multishow.com.br), com apresentação da atriz Dani Suzuki. No último ensaio da Fundição Progresso, a performance do Blue Man Group com o Monobloco poderá ser vista em tempo real através do site do canal. A rádio FM O DIA também fará a transmissão ao vivo do desfile.