Envelhecer com saúde ainda é um desafio. A receita da longevidade está em algumas sábias receitas, que o Repórter Eco exibe neste domingo (20/1), às 17h30, na TV Cultura.

Cerca de 4,5% da população brasileira nos anos 60 tinham 60 anos ou mais. Hoje, quase 11% estão nessa faixa etária. Pensar no envelhecimento é assunto para todos nós. A fisioterapeuta e professora Bernadete de Oliveira, uma das fundadoras da Ong Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, que mantém o portal do envelhecimento (http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/), diz que é preciso desmistificar determinadas ideais como "qualidade de vida é igual à boa alimentação e exercícios físicos regulares". Ela complementa, dizendo: “Se preparar para lidar com o tempo livre após a aposentadoria e com o afeto também é fundamental”.

Nesta edição mais duas matérias são destaque. Uma delas é sobre uma cartilha lançada pelo Ministério do Meio Ambiente, que orienta os pais sobre um mal que ronda a garotada: o consumismo. A outra é sobre a animação Brichos, a floresta é nossa, um filme que faz a criança refletir sobre o futuro das cidades e do nosso Planeta.