Em janeiro deste ano, os fãs do Black Sabbath tiveram uma ótima notícia. A banda anunciou que vai lançar, em junho, seu 19º disco, com os três membros da formação original: Toni Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Ozzy Osbourne (vocal) – demitido em 1978 devido ao uso excessivo de drogas e seguira carreira solo desde então. A única baixa é o baterista Bill Ward, que será substituído por Brad Wilk, do Rage Against The Machine. Em homenagem à boa nova, o Bio. exibe, no dia 8 de fevereiro, sexta-feira, às 18h15, o especial sobre a banda formada na cidade inglesa de Birmigham, em 1968, considerada a precursora do que hoje se conhece por heavy metal.


A trajetória do Black Sabbath é destaque no Bio.
Divulgação/Bio

O Black Sabbath se diferenciou dos outros grupos de sua época desde o trabalho inicial, Black Sabbath, por mostrar um som mais denso e menos melódico, que se diferenciava do rock´n´roll clássico com forte influência do blues e do folk. Sucesso imediato, o trabalho conseguiu o 8º lugar nas paradas inglesas. A ele, seguiram-se Paranoid (considerado o marco inicial do estilo heavy metal, com as canções Paranoid, War Pigs e Iron Man), Master of Reality (álbum mais introspectivo, famoso por ter dado origem ao doom metal), Black Sabbath Vol 4 (revelou a primeira balada do grupo Changes, com arranjo para cordas e piano), Sabbath Bloddy Sabbath (composto num castelo inglês, onde Iommi criou o riff do single homônimo, foi 4º lugar nas paradas britânica), Sabotage (misto de canções pesadas como Sympton of the Universe e outras experimentais como Superztar), Technical Ecstasy e Never Say Die! (últimos álbuns com Ozzy, que foi substituído por Ronnie James Dio, ex-Rainbow).

Após essa fase inicial, nos anos 70, a banda continuou lançando novos trabalhos, sempre com seu líder Tommi Iommi à frente, porém com os demais membros sendo constantemente substituídos. No entanto, nada abalou o respeito que o público tem pela banda desde o início, comprovado com sua eleição no Rock and Roll Hall of Fame, em 2006.

Black Sabbath é destaque no The Biography Channel nesta sexta-feira, dia 8 de fevereiro às 18h15.