O canal de televisão por assinatura Curta! exibe na próxima semana uma programação especial para celebrar o carnaval brasileiro. A maratona começa com "Olinda Cidade Cultura", dirigido por Marcelo de Paula, no dia 11 de fevereiro e segue até o final da semana.

Confira os destaques

Olinda Cidade Cultura
11 de fevereiro, às 21h30

O documentário mostra os bastidores culturais da cidade de Olinda, em Pernambuco. Preparativos para o Carnaval, ensaio de blocos, confecção de fantasias do Maracatu, confecção de instrumentos musicais do Maracatu, confecção dos Bonecos Gigantes, desfile dos blocos, troças e demais grupos do Carnaval de Olinda. Artistas trabalhando em seus ateliês, principais músicos e grupos musicais da região – Alceu Valença, Mestre Salustiano (Medalha de Honra ao Mérito Cultural) e o seu grupo Maracatu Piaba de Ouro, Nação Pernambuco e Selma do Coco (Prêmio Sharp de Música), gira de Candomblé, entrevista com Pai Edu, o mais famoso Pai de Santo de Pernambuco, passista de frevo, preparo de comidas típicas, o sítio histórico de Olinda que é tombado pela Unesco (casarios, igrejas, prédios públicos), apresentações de capoeira e tudo mais que se possa imaginar em relação à cidade de Olinda.

Velhas Guardas
11 de fevereiro, às 22h30

A partir da década de 80, compositores, antigos diretores e sambistas da velha guarda foram, aos poucos, sendo substituídos por uma geração que privilegiou o carnaval como negócio, criando uma verdadeira “indústria do carnaval”. Relegados a um segundo plano em suas escolas de samba, os representantes das velhas guardas organizaram uma Associação e em 1989 passaram a promover encontros aos domingos. Nesses encontros, mais de 80 grupos desfilam, confraternizam-se, trocam ideias e, juntos, conservam a tradição do samba do Rio de Janeiro. Velhas Guardas procura apresentar um panorama desse movimento através de entrevistas com seus principais personagens, entre eles Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Zuzuca, Baianinho, Noca da Portela e Monarco. Com ritmo e harmonia, os grandes nomes do samba carioca contam e cantam a história do surgimento das escolas de samba no Brasil.

O Samba que Mora em Mim
13 de fevereiro, às 22h30

Partindo de uma pesquisa autobiográfica, o filme sai da quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira e sobe o Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, trazendo um relato pessoal do samba e da história da comunidade com depoimentos de: Timbaca, Cosminho, Lili, Vó Lucíola, Hevalcy, Mestre Taranta e DJ Glauber.

20 Anos de Suvaco
13 de fevereiro, às 21h30

No ambiente de roda de samba, o documentário registra os integrantes do bloco de carnaval Suvaco do Cristo, no Rio de Janeiro, relembrando seus sambas e resgatando as histórias do tradicional bloco de carnaval carioca, em seus 20 anos de existência.