Nesta sexta-feira, 1º de março, às 22h20, o Discovery estreia "A Ciência Mágica" (Mindblowers), série em nove episódios que revela os princípios científicos por trás dos truques de mágica. Os episódios registram números surpreendentes apresentados por quatro jovens e talentosos mágicos. As façanhas são analisada e as explicações demonstram como a habilidade de cada um deles é capaz de enganar os sentidos da plateia com a ajuda da química, física e biologia.


Foto: Divulgação Discovery

A dinâmica dos episódios consiste em apresentar os truques com execução perfeita e depois mostrar como aquilo que parecia impossível acontece, graças à ciência. Leitura da mente, balões frágeis mas impossíveis de estourar, combustão espontânea, transmutação e os clássicos números de desaparecimento de objetos são algumas das situações criadas pelos mágicos nas ruas de diversas cidades do mundo, captadas pelas câmeras do canal e depois submetidas ao crivo científico que revela os segredos de cada truque.

O resultado é uma fusão de elementos cênicos e princípios empíricos experimentada por transeuntes boquiabertos e também pelos telespectadores: habilidade e ciência juntas para criar todo o fascínio da mágica.

"A destreza e a paixão que os mágicos selecionados para a série têm pela profissão trazem aos nossos telespectadores o encantamento que cerca os truques. Ao mostrarmos a ciência envolvida nas apresentações, vamos além e unimos esse fascínio à curiosidade e ao prazer da descoberta”, afirma Sarah Davies, vice-presidente de produção e desenvolvimento de programação factual para a Discovery Networks.