Na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, às 22h15, um dia antes da abdicação do Papa, Nat Geo estreia: “O Papa Bento XVI”, uma extraordinária e profunda visão sobre a vida de Joseph Ratzinger. Esta biografia aborda sua infância e juventude, seus anos de Cardeal em Roma e o Conclave que o elegeu Papa, assim como seus primeiros anos de pontificado.

“O Papa Bento XVI” inclui imagens históricas e entrevistas com as pessoas mais próximas ao Papa do novo milênio, como seu irmão Georg e o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone. Joseph Aloisius Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha), em 16 de abril de 1927. Passou sua infância e adolescência em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria.


Foto: Divulgação NatGeo

Depois de exercer a função de professor de teologia dogmática e fundamental na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising, continuou dando aulas em Bona, em Muñiste e Tübingen. De 1962 a 1965, realizou notáveis contribuições ao II Concílio Vaticano e foi consultor teológico do Cardeal Joseph Frings, Arcebispo de Colonia.

Em 1977, o Papa Paulo VI o nomeou Arcebispo de München e Freising. Paulo VI o tornou Cardeal, com o título presbiteral de "Santa Maria da Consolação em Tiburtino", em 27 de Junho do mesmo ano.

Em 1978, o Cardeal Ratzinger participou do Conclave, realizado de 25 a 26 de Agosto, que elegeu João Paulo I, e que o nomeou como seu Enviado especial ao III Congresso Mariológico Internacional. Em outubro do mesmo ano, participou também no Conclave que elegeu João Paulo II.

Em 1998, João Paulo II aprovou a eleição do Cardeal Ratzinger para Vice-Decano do Colégio Cardinalício, realizada pelos Cardeais da Ordem dos Bispos. E em novembro de 2002, aprovou a sua eleição para Decano; com este cargo, foi-lhe atribuída a suburbicária de Óstia. Em abril de 2005, Joseph Ratzinger é eleito pelo conclave como Papa.

E no último dia 11 de fevereiro, Bento XVI chocou o mundo ao anunciar sua inesperada renuncia ao pontificado. Depois de 8 anos de exercício, o Papa vai deixar suas atividades e o Palácio Apostólico para se mudar para residência de pontífices em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, onde permanecerá por cerca de dois meses.

Sua despedida, em 28 de Fevereiro, promete reunir milhares de fiéis eufóricos na Praça de São Pedro. Um dia antes, Nat Geo estreia "O Papa Bento XVI", na quarta-feira, 27 fevereiro às 22h15.