Desde os primórdios, a humanidade tenta descobrir o que há em cada canto do planeta – de selvas e desertos até as profundezas do oceano. Com o objetivo de desvendar um pouco mais desta região ainda incógnita, no dia 17 de março, domingo, às 16h45, o History Channel apresenta o especial "Jornada ao Centro da Terra", uma viagem ao coração do planeta em busca da última fronteira.


Pesquisadores tentam descobrir os segredos do centro da Terra
Divulgação/History

No especial, o canal se desvia da ficção e enfoca os estudos e teses de cientistas, engenheiros e aventureiros. No ano passado, estudiosos chegaram a afirmar que uma viagem ao centro da Terra ou, ao menos, ao seu início, seria possível. Segundo eles, as tecnologias de hoje já seriam suficientes para perfurar a crosta terrestre até a sua camada inferior, o manto – que representa 68% da massa da Terra. O objetivo seria compreender melhor a estrutura do Planeta, a ocorrência de terremotos e desenvolver a exploração mineral.

Quando o homem estará pronto para descer até lá novamente? A primeira vez ocorreu em 1961, no Projeto Mohole. A expedição não conseguiu atravessar toda a camada rochosa da crosta – apenas perfurou dois quilômetros do subsolo em alto-mar. Mas a tentativa ajudou o homem a explorar com mais eficiência os campos de petróleo, desenvolvendo a tecnologia que hoje sustenta as petrolíferas.

"Jornada ao Centro da Terra" será exibo no 17 de março, domingo, às 16h45 no History Channel.