Depois de exibir os sete primeiros episódios de "Pedro & Bianca" no fim do ano passado e dar uma pausa durante as férias escolares, a TV Cultura leva ao ar, a partir deste domingo (17 de março), às 14h, a temporada completa da série sobre adolescentes que tem entre seus criadores o diretor Cao Hamburger e que traz como protagonistas dois irmãos gêmeos.

A atração, um projeto Escola 2.0, produzido pela TV Cultura em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, trata de situações universais com as quais todos podem se identificar, pois são dilemas e obstáculos típicos da adolescência. O programa, com direção geral de Fábio Mendonça e Roberto Moreira, leva em consideração toda a complexidade da adolescência e aborda com diversão e seriedade os diversos aspectos dessa fase, especialmente dos jovens que estudam numa escola pública.


Protagonistas da série da TV Cultura: "Pedro e Bianca"
Divulgação/Cultura

Os personagens principais, Pedro (Giovanni Gallo) e Bianca (Heslaine Vieira), são irmãos gêmeos. Bianca é negra e Pedro, branco. Através de seus olhos, o público enxerga o mundo de quem vive essa realidade nessa fase da vida. A série aborda grandes temas próprios do universo e do comportamento do jovem como trabalho, puberdade, sexo, drogas, cigarro, bebida, namoro, separação, ciúmes, paquera, novas amizades, desafetos e desentendimento, dificuldade de aprender, dificuldades em casa, gravidez, esporte, música, ídolos, consumo, dinheiro, status e bullying.

Ao longo dos 52 episódios, que tem 30 minutos de duração cada, há também temáticas que se referem ao dia a dia da própria escola, como, por exemplo, Relação do aluno com a escola; Primeiro dia de aula; Volta das Férias; Primeiros amigos e contatos; Relação com o professor; e Dificuldade no aprendizado. O programa é gravado numa escola de verdade, próxima ao Instituto Butantan, mesmo local em que, nos anos 1930 e por quase três décadas, funcionou o Grupo Escolar Rural de Butantã. É na E. E. Alberto Torres que os irmãos cursam o 1º ano do Ensino Médio e vivem suas principais experiências. "Pedro & Bianca" também se passa na casa em que os protagonistas moram com os pais – Zuzu e Edison, interpretados por Gorete Milagres e Thogun Teixeira – e em diversos outros lugares da cidade de São Paulo.

"Pedro & Bianca" está de volta no dia 17 de março), às 14h na TV Cultura.