Vivendo em Nova York, desde a década de 1980, o percussionista brasileiro Cyro Baptista se destaca no exterior com seu estilo world music. Em show da série "Instrumental Sesc Brasil", que estreia no dia 18 de março, segunda, às 22h, no SescTV, o músico se apresenta com seu sexteto e faz releituras e arranjos de composições de Heitor Villa-Lobos. O espetáculo tem direção para TV de Max Alvim.


Cyro Baptista se apresenta no SescTV
Reprodução/

Tendo o percussionista Naná Vasconcelos como referência em sua carreira, Baptista estudou música nos Estados Unidos, na Criative Music Studios, em Woodstock, Nova Iorque, um dos palcos que abrigou o surgimento da world music. Antes disso, foi aluno do Instituto Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, onde foi convidado pelo maestro norte-americano Michel Tilson Thomas, regente da Orquestra Sinfônica de São Francisco e da orquestra de jovens de Miami, para participar de um programa sobre Villa-Lobos, compondo arranjos em solo para a orquestra. O trabalho influenciou a sua carreira, abrindo caminho para a gravação do seu primeiro disco, Vira Loucos. Desde então, ele nunca mais parou.

Neste show, o percussionista, que também faz o vocal, toca ao lado de Romero Lubambo, no violão; Chango Spasluk, no acordeão; Tim Kelper, na bateria e na percussão; John Lee, na guitarra; e Shanler Blumenkranz, no baixo acústico. No repertório, composições repaginadas de Heitor Villa-Lobos, como O Trenzinho Caipiria; Choro # 8; e Ama – Teresinha de Jesus, esta em parceria com Cyro Baptista. O espetáculo tem participação da cantora Vanessa Falabella.

"Instrumental Sesc Brasil" vai ao ar no dia 18 de março, às 22h, no SescTV.