Chimpanzés, cães selvagens africanos, pinguins, tigres e leões: cinco espécies entre as mais emblemáticas e ameaçadas do Reino Animal, cinco clãs, um de cada uma delas, retratados em cinco episódios de uma hora narrados pelo ator Rodrigo Santoro – esta é “Dinastias”(Dynasties), superprodução da BBC Studios que o Discovery exibe com exclusividade no Brasil a partir deste domingo (23).

Cada episódio tem como foco uma espécie e uma família, bem como a sua luta constante pela sobrevivência diante dos desafios apresentados pela natureza e pela destruição em seu habitat. Durante quatro anos, as equipes de produção acompanharam esses grupos de animais, em um trabalho incansável de captação de imagens que mostram seus comportamentos, relacionamentos e interações.

O resultado é o registro sem precedentes das batalhas e dos vínculos sofisticados desenvolvidos por esses animais dentro de seus clãs: alianças, o surgimento de novas lideranças, tomadas de poder, rivalidades, estratégias de emergência e proteção, além de disputas de família.

Em cada episódio, a série tem como protagonista um clã: pingüins imperadores da Antártica; chimpanzés no Senegal; os leões nas savanas da reserva natural de Masai Mara, no Quênia; mabecos (cães selvagens africanos) nas planícies do grande rio Zambeze, no Zimbábue; e os tigres das selvas de Bandhavgarh, na Índia.

“Dinastias” capta a perspectiva interna e o funcionamento desses grupos, destacando as dificuldades que são enfrentadas em conjunto, em uma a implacável determinação que leva os animais ao desenvolvimento de suas próprias formas de organização e proteção dos seus.

Entre os dramas reais apresentados na série estão as histórias do líder dos chimpanzés que luta por sua posição de macho alfa e por sua vida diante dos rivais; de milhares de pinguins que se reúnem na imensidão gelada da Antártica enquanto enfrentam o inverno mais frio e cruel; da poderosa leoa, abandonada por seus protetores machos, que orienta sua família contra os perigos da savana africana; da loba que protege sua matilha diante da rivalidade do bando comandado por sua filha; da tigresa que tenta poupar seu clã sob a crescente ameaça do mamífero mais perigoso do planeta, o ser humano.

“Dinastias” estreia dia 23 de junho, às 20h30 no canal Discovery.