O canal pago Animal Planet celebra o Dia Internacional do Tigre, 29 de julho, com especial de programação que faz parte do “Project C.A.T.” – a iniciativa global da Discovery Networks em parceria com a WWF para reversão das circunstâncias alarmantes que colocam esses felinos em ameaça de extinção. O especial vai ao ar das 20h40 à meia noite, no próprio sábado, 29.

- Publicidade -

A maratona começa às 20h40 com "Tigresas: irmãs de sangue". Acredita-se que os tigres sejam caçadores solitários. Entretanto, nas florestas da Índia, foi descoberto um grupo de quatro tigresas que desafia tudo aquilo que se conhece sobre os hábitos de caça desses felinos. As quatro irmãs aprenderam a caçar juntas, cooperando entre si e abatendo presas grandes como bisões e ursos. O especial documenta esse comportamento extremamente raro e registra a eletrizante e bem-sucedida investida das tigresas contra um urso, ação jamais filmada.

"O tigre siberiano" é o destaque das 21h30. Gordon Buchanan parte rumo ao Oriente à procura do tigre siberiano na viagem documentada pelo especial. O destino é Ussurilândia, uma bela e desconhecida região que abriga rica vida selvagem: lobos, ursos, corços, zibelinas, linces e leopardos. A Ussurilândia também possui a maior área florestal contínua com a maior população de tigres do mundo. Anatoly Petrov será o guia de Gordon durante a expedição. Anatoly passa a maior parte de seu tempo nas florestas locais e é uma das poucas pessoas que já viram um tigre selvagem por ali.

Em seguida, às 22h20, será a vez de "Tigresa assassina". O desequilíbrio ambiental ameaça tigres e humanos na Índia: em busca de alimento, uma tigresa chegou a uma comunidade e fez treze vítimas, três delas foram devoradas. Combinando equipamentos avançados e técnicas ancestrais para localização dos felinos, uma equipe de buscas se mobiliza para encontrá-la e evitar novos ataques. Mas a área que corresponde ao novo território da tigresa é gigante e a habilidade de se esconder na vegetação é a maior vantagem da fera, apelidada de “Rainha Misteriosa”.

Fechando o especial, às 23h10, vai ao ar "Devoradores de homens: os últimos tigres da Índia". Na Índia, a impressionante proximidade territorial entre pessoas e tigres criou situações complexas: depois de décadas de crescimento exponencial das cidades e de caça ilegal, há locais onde coincidem os habitats de humanos e predadores. Este especial analisa o delicado equilíbrio que rege as relações em regiões literalmente disputadas entre humanos e grandes felinos.

- Publicidade -