Sem dúvida, Niemeyer é o arquiteto brasileiro mais influente na Arquitetura Moderna desde a década de 1960. Seus trabalhos, referência até hoje, estão espalhados mundo afora. Morto aos 104 anos de idade no último dia 5 de dezembro, Oscar Niemeyer, um ícone da arquitetura e responsável por projetar o Brasil internacionalmente nessa área, é tema do Biography especial que o BIO exibe dia 8 de dezembro, sábado, às 19h.

- Publicidade -


Oscar Niemeyer é homenageado pelo Bio.
Reprodução

Ganhou fama internacional pelo pioneirismo na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, possibilitando projetos marcados pelas curvas. Niemeyer se formou em arquitetura em 1934 e começou a trabalhar no escritório de Lúcio Costa. Um dos marcos de sua obra, e também de sua projeção internacional, é o conjunto arquitetônico da Pampulha, construído em 1943, em especial a polêmica igreja S. Francisco de Assis, decorada com o moderno portal de Portinari. Em 1947, fez parte da equipe de arquitetos mundiais para desenvolver a sede das Nações Unidas, em Nova York, elaborado em conjunto com Le Corbusier. Nos anos 50 projetou o Parque do Ibirapuera e o Edifício Copan, em São Paulo e, na mesma década, escolhido por Juscelino Kubitschek, começou a projetar os edifícios da nova capital brasileira: o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília e o Palácio do Planalto, entre outros.

Comunista, foi duramente perseguido durante a ditadura militar e, impossibilitado de trabalhar no Brasil, mudou-se para Paris em 1967. A partir daí, começou um novo período em sua trajetória ao desenvolver projetos para os mais diversos países, com destaque para a sede do Partido Comunista Francês. Com a abertura política, nos anos 80, o arquiteto retornou ao país. O Sambódromo do Rio de Janeiro, o Memorial da América Latina em São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea de Niteroi e, mais recentemente, o Auditório do Ibirapuera, o Parque Urbano Dom Nivaldo Monte em Natal e a Cidade Administrativa de Minas Gerais são alguns de seus trabalhos de destaque.

Oscar Niemeyer é tema do Biography, dia 8 de dezembro, às 19h no Bio.

- Publicidade -